O Ibovespa iniciou a semana em queda devido às expectativas em relação à votação do arcabouço fiscal e ao risco de inadimplência nos Estados Unidos. Na segunda-feira (22), por volta das 10h20, o principal índice da Bolsa de Valores estava em alta de 0,45%, chegando a 111.246,88 pontos. Enquanto isso, o dólar caía 0,16% e estava sendo negociado a R$ 4,98.
Um dos focos de atenção do mercado acionário é a tramitação do arcabouço fiscal, cuja votação na Câmara dos Deputados está prevista para ocorrer na quarta-feira (24). Essa medida substituirá o atual teto de gastos.
A urgência para o novo regime fiscal foi aprovada na semana passada com 367 votos favoráveis e 102 votos contrários, permitindo que o texto avance diretamente ao plenário, sem passar por comissões temáticas.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A perspectiva política é de que o projeto seja aprovado, inclusive com apoio de deputados de partidos de oposição. Caso seja aprovado, o projeto seguirá para análise do Senado.
Além do cenário político, os investidores estão acompanhando os dados econômicos divulgados pelo Banco Central no Boletim Focus. Especialistas reduziram ligeiramente suas projeções para a inflação tanto neste ano quanto no próximo, enquanto melhoraram suas previsões para o crescimento da atividade econômica brasileira em 2023.
Agora, a expectativa é de que o IPCA suba 5,80% neste ano, revisão significativa para baixo ante a taxa de 6,03% prevista na semana passada. Para 2024, a redução na projeção foi mais modesta, a 4,13%, contra 4,15% esperados na última sondagem. Para os dois anos seguintes a estimativa para a inflação segue sendo de 4,0%.
O centro da meta oficial para a inflação em 2023 é de 3,25% e para 2024 e 2025 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
“Na última semana, o Boletim Focus teve como destaque um grande recuo na expectativa de inflação de 2023, de 6,03% para 5,80%.Pode-se afirmar que o recuo na expectativa foi quase em sua totalidade motivado pelos anúncios promovidos pela Petrobras na última semana”, comentam os especialistas Guilherme Sousa e Étore Sanchez da Ativa Investimentos.
A estatal petrolífera anunciou uma nova política de preços, abandonando a paridade internacional e reduzindo o preço médio da gasolina em R$ 0,40 por litro nas refinarias. Essa medida tem um impacto significativo tanto na inflação atual quanto nas expectativas de inflação deste ano.
Mercado internacional
Os investidores também estão acompanhando a possibilidade de inadimplência da maior economia do mundo. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Câmara dos Deputados do país, o republicano Kevin McCarthy, planejam se reunir para tratar do teto da dívida nesta segunda-feira, apenas 10 dias antes de o Tesouro norte-americano começar a ficar sem dinheiro no que seria um calote sem precedentes com potencial para afetar a economia global.
Membros das equipes de ambos os lados se reuniram no escritório de McCarthy no Capitólio na noite de domingo para conversas que duraram cerca de duas horas e meia, depois que McCarthy disse ter tido um telefonema “produtivo” com Biden.
O presidente também adotou um tom otimista sobre a conversa, dizendo aos repórteres: “Correu bem. Conversaremos amanhã”, na volta à Casa Branca após reuniões de três dias com outros líderes do G7 no Japão.
O fracasso em elevar o teto da dívida desencadearia um calote que pode abalar os mercados financeiros e aumentar as taxas de juros. A incerteza contínua já está pesando sobre investidores e ações.
Confira o comportamento dos principais índices internacionais:
Estados Unidos:
- Dow Jones: – 0,33%
- S&P 500: -0,14%
- Nasdaq: -0,24%
Europa:
- FTSE100 (Londres): -0,06%
- DAX (Frankfurt): -0,43%
- CAC 40 (Paris): -0,35%
Ásia:
- Nikkei (Tóquio): +0,90%
- Xangai (China): +0,39%
- Kospi (Coreia): +0,76%
(Com Reuters)