Estou escrevendo essa coluna no escritório que montei dentro de casa. É o mesmo escritório em que percebi o que vou falar para vocês. Foi aqui também que montei o melhor plano de ação para utilizar nos meus negócios. O objetivo dessa coluna é te ensinar a fazer o mesmo.
Já faz algum tempo que todos os meus amigos e amigas empreendedores reclamam da entrega dos conteúdos no Instagram, como a visualização dos stories caiu ou como os posts estão cada vez mais “flopados”. Eu nunca liguei para isso, porque acredito que a constância é a chave para a construção de imagem e para colher os resultados, até a semana passada.
No último fim de semana, fizemos o bazar presencial da Isabela Matte, que é minha marca de roupas. Duas semanas antes do evento, o foco total estava em divulgar ele e levar o máximo de pessoas nos dias para vendermos também o máximo de peças possível! Até aí, tudo bem, bolamos a estratégia toda, construí roteiros de vídeos para anúncios, para postar no feed, estava tudo redondo, até que percebemos que essas semanas a entrega do Instagram estava realmente terrível. Tão terrível que até eu entrei em pânico achando que não ia ninguém no dia.
Eram os stories com um quarto da visualização anterior, posts com cinco comentários, e eu já sofrendo pensando que estava gastando na produção do evento e tinham chances de ser um fiasco. No fim, o evento foi um sucesso, foram mais de duas mil pessoas, vendemos mais de 70% do estoque e a organização foi fantástica.
O que importa é falar sobre o que esse acontecimento gerou em mim e, consequentemente, na minha equipe. Percebi que não dá para depender apenas de uma rede social. Além de não ser estratégico, é burrice. Pense comigo: existem vários tipos de pessoas e de grupos, alguns deles consomem o Instagram, mas tem vários outros que consomem o Facebook, o Youtube, o TikTok, o LinkedIn… focar a atenção em apenas uma rede é literalmente limitar o seu público e explorar seu conteúdo ou produto e serviço do seu negócio com um único tipo de comunicação.
Cada rede uma linguagem
Cada rede social tem sua linguagem, então é muito difícil que um conteúdo que foi produzido para o estilo de uma rede social, tenha um bom desempenho em outra. Ou seja, um conteúdo que funciona bem no Instagram, provavelmente não vai funcionar bem no TikTok. Ou, um conteúdo que funciona bem no Youtube, não vai funcionar bem no Instagram. Faz sentido?
O jogo é entender quais são as redes que mais funcionam para o seu negócio e seus objetivos. Você já sabe os objetivos do seu negócio? Então com eles em mente, entenda o público que você precisa atingir e em quais redes sociais esses públicos estão. Eu entendi que preciso ter uma imagem forte em 6 plataformas digitais: Instagram, TikTok, Youtube, LinkedIn, Facebook e Spotify.
Lançando-se nas redes
Depois de saber disso, comecei a estruturar meu plano de ação em um caderninho e decidi tirar foto para você ver como tirar as ideias da sua cabeça e organizar elas no papel é a melhor estratégia.
Agora vou te explicar como você pode montar a sua estratégia de comunicação pensando em várias plataformas, assim como eu fiz.
- Entenda seu elemento central. No meu caso, o meu elemento central sou eu mesma, a Isabela Matte personalidade, que é a base da comunicação de todos os meu negócios, mas, no seu caso, pode ser apenas a sua empresa no centro e não você como pessoa pública.
- Entenda seus objetivos. No meu caso, os objetivos são: continuar consolidando minha imagem como professora e especialista em empreendedorismo digital, explorar meu diferencial de viver tudo o que ensino, e não só de ensinar a teoria sem o conhecimento empírico, comunicar o rebranding e a nova coleção da Isabela Matte (loja de roupas) e posicionar ela no novo público, captar 10 mil leads orgânicos para a próxima turma do IMATIZE que é meu treinamento de empreendedorismo digital e começar a preparar as pessoas para me olharem como escritora já que lanço meu livro no segundo semestre de 2023. São VÁRIOS objetivos, mas você pode ter apenas um: vender mais, ou posicionamento de marca, comunicar algum lançamento.
- Entenda as plataformas. É necessário entender as plataformas de comunicação que você vai utilizar para atingir esses objetivos. Vocês podem ver quais são as minhas, e as suas podem ser diferentes: talvez Pinterest, Twitch, grupos de Facebook.
- Entenda as linguagens. É preciso estudar a linguagem de cada uma dessas plataformas. Não dá pra querer fazer um mega vídeo produzido e jogar no TikTok, porque lá a linguagem é outra. Aqui você precisa consumir conteúdo nessas plataformas por algumas horas ou dias, de forma analítica e ir anotando o que perceber sobre a produção de conteúdo delas, assim como analisar os maiores perfis do seu nicho em cada uma e o que eles fazem.
- Defina os conteúdos. É preciso escrever os formatos de conteúdo que você precisará produzir para cada uma das plataformas e organizar em grupos, às vezes o conteúdo de uma é a derivação do conteúdo de outra: como o caso do Facebook, que eu vou postar cortes de outros conteúdos.
- Desenvolva os roteiros. Por último, você precisará escrever roteiros e as ideias mais claras desses conteúdos e organizar eles por dia e hora para gravar, editar e postar. Aqui é a hora da produção, edição e organização de postagem.
Já adianto que no começo será difícil, mas depois ficará muito mais fácil e natural no seu dia a dia. Um exemplo disso foi na quarta-feira (24). Acordei e gravei no rolo da câmera tudo que fiz, desde acordar meus filhos, arrumar meu quarto, levá-los na escola, trabalhar, gravei vídeos curtos de tudo para poder utilizar em vlogs e nos episódios da série que estou fazendo para o TikTok e Instagram. Sentei para escrever essa coluna, e gravei um vídeo para o TikTok explicando a minha ideia de colocar uma foto na coluna para deixar mais claro o que quis dizer, em seguida, gravei um podcast com o celular e fazendo um vídeo com uma câmera e vou utilizar esse conteúdo para o Spotify (áudio), Youtube (vídeo), Facebook e Instagram (cortes).
Você precisa documentar o que acontece pensando nas plataformas, ao invés de viver e tentar separar horários para gravar, porque isso será menos interessante e mais difícil de continuar no longo prazo.
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Ser multiplataformas é essencial para você que empreende, e quis, nessa coluna, te oferecer quase que um manual prático para conseguir fazer isso, mesmo com tudo o que você já deve fazer para manter seu negócio de pé.
Espero que ajude e que você consiga colocar em prática! Me conta depois se funcionou através das redes. Beijos e até semana que vem.
Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, mentora e influenciadora digital. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos, foi reconhecida em 2018, através do ranking Forbes Under 30, como uma das jovens mais influentes do país, e, além de liderar três empresas, já ajudou mais de 6 mil alunas a empreender. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte e Isabela Matte Academy.
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