As vendas no varejo brasileiro subiram muito mais do que o esperado em março sobre o mês anterior, registrando forte aumento frente ao mesmo período de 2022 e fechando o primeiro trimestre deste ano com ganhos sólidos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
Em março, as vendas no varejo tiveram alta de 0,8% em comparação com fevereiro, resultado bem melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters de retração de 0,8% e marcando o primeiro avanço para o mês desde 2018 (+1,3%).
Em relação a março do ano passado, o volume de vendas saltou 3,2%, superando com força a projeção de baixa de 0,10%.
Esse desempenho ajudou o setor varejista a registrar avanço de 2,0% no volume de vendas no primeiro trimestre de 2023 na comparação com os três meses imediatamente anteriores, marcando o melhor desempenho nessa base de comparação desde o período de abril a junho de 2021 (+2,4%).
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Agora, o setor varejista está 4,3% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, embora siga 2% abaixo do recorde da série, registrado em outubro de 2020.
“Há um fenômeno de reação e recuperação do varejo no primeiro trimestre deste ano, após dois trimestres seguidos de queda e com dois meses de alta dentro do período”, disse o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
“A inflação menor e o dólar mais baixo talvez sejam os fatores macro que mais contribuem para o varejo no trimestre, embora o crédito da pessoa física tenha andado de lado, assim como a massa de rendimento real e os (trabalhadores) ocupados em queda”, completou ele.
Os dados foram divulgados um dia depois da publicação do indicador ICVA, de vendas no varejo e calculado pela empresa de meios de pagamento Cielo, que mostrou queda de 2,8% nas vendas deflacionadas de abril sobre um ano antes.
Segundo o IBGE, o resultado de março foi influenciado pela alta de três das oito atividades do comércio varejista pesquisadas. O volume de vendas de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação subiu 7,7%, enquanto o de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria avançou 0,7% e o de Móveis e eletrodomésticos ganhou 0,3%.
Segundo Santos, a maior contribuição veio dos artigos farmacêuticos, que têm o segundo maior peso no indicador geral.
A atividade de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo – principal influência sobre o volume total de vendas – ficou estável, abandonando perdas anteriores, o que Santos atribuiu a “menor pressão inflacionária, que ajuda na receita do setor e no poder de compra das pessoas”.
O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve alta de 3,6% das vendas em março.
Depois de encerrar 2022 com fraqueza, o setor varejista brasileiro deu um salto no início do ano, favorecido por onda de promoções e liquidações, mas tem à frente agora as consequências dos juros altos no país, que encarecem o crédito. A taxa Selic está atualmente em 13,75%, nível elevado que tem sido criticado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A alta do setor varejista em março foi acompanhada de expansão de 1,1% da produção industrial e de 0,9% do setor de serviços, segundo relatórios divulgados pelo IBGE mais cedo neste mês.