Empreender sempre foi uma necessidade para o casal Aline Médici e Rodrigo Nunes, mas eles nunca imaginaram ter uma empresa que faturasse R$ 100 milhões. Essa é a projeção para a Ad Clinic, clínica de estética fundada pelos dois, para 2023.
Nascidos no Paraná, os dois se conheceram com 16 anos. Aline estudou biomedicina e Rodrigo se especializou em marketing e vendas. Durante o estágio, Aline conseguiu um trabalho em um clínica de estética e se apaixonou pelo negócio.
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Já casados, eles receberam uma proposta de ajuda de uma vizinha e amiga da família. Proprietária de um salão de cabeleireiro na região metropolitana de Curitiba, ela ofereceu um espaço para o jovem casal começar sua própria clínica. O problema era onde obter capital para começar. “Aline tinha acabado de se formar e estava grávida, o que me fez hesitar, mas ela sempre acreditou que daria certo”, diz Nunes. “Vendi nosso carro, que estava financiado, por R$ 9 mil. Paguei R$ 4 mil em dívidas e usei os R$ 5 mil restantes para comprar móveis usados e começar a Ad Clinic.”
A empresa saiu oficialmente do papel em 2014. Em pouco tempo, ela conquistou uma clientela fiel. Quem frequentava o salão aproveitava para realizar procedimentos estéticos no andar de cima. A fama se espalhou pelo Paraná. Clientes de outras cidades começaram a aparecer, o que levou à abertura da segunda unidade, em Ponta Grossa. A terceira foi inaugurada pouco mais de um ano após o início das atividades.
Quando o empreendimento chegou a cinco unidades, o casal percebeu que seria preciso profissionalizar o negócio para garantir o futuro, e a estratégia foi recorrer a um modelo de franqueamento. “Queríamos manter a qualidade dos serviços em todas as unidades”, diz Nunes. “Criamos manuais de conduta e métodos específicos, mas no começo não pensávamos em franquear”. Segundo ele, o processo foi natural. “O primeiro franqueado foi um amigo nosso e percebemos que aquilo poderia ser uma ótima oportunidade.”
Atualmente são 50 unidades abertas e 100 comercializadas, o que rendeu um faturamento de R$ 50 milhões para a companhia em 2022. Para 2023, a expectativa é dobrar o valor, apostando não só em franqueados, mas em especialistas de estética que têm dificuldade de empreender sozinhos. “Criamos um modelo de negócio voltado para os profissionais da área, com custos inferiores aos outros formatos de franquias que temos”, diz Nunes. “A ideia é trazer conhecimento sobre finanças, gestão e marketing para que esse profissional possa desenvolver o seu negócio de uma forma madura.”
Segundo Nunes, os franqueados têm uma margem de no mínimo 20% com o negócio, com um investimento partindo de R$ 160 mil. “O mercado de estética vem crescendo muito e o que queremos agora é ajudar quem quer empreender na área, para minimizar as falências e os problemas que vemos acontecer por aí.”
Conheça sete mulheres que lideram empresas de tecnologia
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Getty Images Linda Yaccarino
Yaccarino é CEO do Twitter. Foi presidente do conselho de publicidade global e diretora de parcerias do conglomerado de mídia e entretenimento NBCUniversal (NBCU), onde atuou por mais de uma década e gerenciou uma equipe global de 2 mil pessoas que geraram mais de US$ 100 bilhões em vendas de anúncios, de acordo com seu perfil no site da companhia.
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Getty Images Ursula Burns
Ursula Burns é CEO da Xerox e é considerada a primeira mulher negra a dirigir e liderar uma corporação nos Estados Unidos. Além disso, Ursula é diretora do conselho da American Express Corporation e Exxon Mobil Corporation, e em março de 2010 o ex-presidente Barack Obama nomeou-a como vice-presidente do Conselho de Exportação do Presidente.
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Getty Images Susan Wojcicki
De 2014 à 2023, Susan foi CEO do YouTube e já trabalhou em empresas como Bain & Company e R.B. Webber & Company. Ela foi responsável por desenvolver as ferramentas mais utilizadas do Google, como o Google Imagens e o Google Books.
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Getty Images Virginia “Ginni” Rometty
Conhecida também como Ginni, Virginia Rometty é CEO e Chairwoman da IBM, a empresária assumiu o cargo em 2012, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história da empresa. Com mais de 30 anos de história na IBM, Ginni já ocupou outros cargos como Vice-Presidente Sênior e Executiva de Vendas, Marketing e Estratégia.
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Getty Images Sheryl Sandberg
De 2008 à 2022, Sheryl Sandberg foi COO do Facebook e pessoa de confiança do CEO Mark Zuckerberg. Em 2012 ela passou a fazer parte do conselho de administração da empresa, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo e antes de entrar na atual Meta, trabalhou como Vice-Presidente de Operações do Google e no Departamento do Tesouro norte-americano como chefe de pessoal.
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Getty Images Cher Wang
Cher Wang é considerada uma das mulheres mais poderosas do setor da tecnologia. Co-fundadora e presidente da HTC, empresa responsável por fabricar um em cada seis smartphones comercializados nos Estados Unidos criada no ano de 1997, ela também é uma grande contribuinte do uso da tecnologia na edução, pois já realizou uma doação de 6000 tablets HTC Flyer para 60 escolas de ensino médio em Taipei em 2012.
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Getty Images Angela Ahrendts
Angela Ahrendts foi CEO da Burberry de 2006 à 2014 e deixou a empresa para assumir o cargo de Vice-Presidente da Apple. Angela também já fez parte do conselho de negócios do primeiro-ministro do Reino Unido e permaneceu lá até o ano de 2016.
Linda Yaccarino
Yaccarino é CEO do Twitter. Foi presidente do conselho de publicidade global e diretora de parcerias do conglomerado de mídia e entretenimento NBCUniversal (NBCU), onde atuou por mais de uma década e gerenciou uma equipe global de 2 mil pessoas que geraram mais de US$ 100 bilhões em vendas de anúncios, de acordo com seu perfil no site da companhia.