Os destroços do submarino do Titanic, o Titan da OceanGate, foram retirados do mar nesta quarta-feira (28), menos de uma semana depois de os passageiros serem declarados mortos.
Os restos foram devolvidos ao porto canadense de St. John’s, em Terra Nova e Labrador, e serão usados nas investigações sobre o que levou a embarcação a implodir.
Veja seis perguntas sobre o caso a serem respondidas:
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Forbes USA/Ocean Gate/Handout/Anadolu Agency via Getty Images #1. O que eram os barulhos de batidas?
Stefan Williams, professor de robótica marinha da Universidade de Sydney, disse à Insider que “é possível que os barulhos tenham sido criados por vida marinha, como baleias”. Os sons também poderiam ter vindo do naufrágio do Titanic, de acordo com Chris Parry, ex-almirante da Marinha Real Britânica, que sugeriu que os sons – registrados em intervalos de 30 minutos – poderiam ser causados por outras coisas sob o mar: “Há muito ruído mecânico no oceano”.
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Us Coast Guard/Handout/Anadolu Agency via Getty Images #2. Por que tanta demora para usar veículos operados remotamente na busca?
Apenas dois navios estavam envolvidos na busca antes de quarta-feira, e nenhum deles era equipado com veículo submarino operado remotamente (ROV) que pudessem alcançar as profundezas do naufrágio do Titanic, a 3.800 metros. A França despachou o navio de pesquisa Atalante, que estava equipado com um ROV capaz de atingir profundidades de até 4.000 metros, de acordo com a CNN, mas ele chegou tarde na quarta-feira. A Marinha dos Estados Unidos – que despachou um navio de salvamento, segundo a CBC – opera um ROV que pode chegar a 6.000 metros de profundidade, mas ele não foi usado nas operações de busca. O ROV que identificou os destroços do Titan era de uma empresa privada de Massachusetts.
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Divulgação #3. O que causou a implosão?
Williams especulou que o submersível implodiria em uma “falha catastrófica” se o Titan tivesse “qualquer defeito” em seu casco, o que cederia à “intensa pressão atmosférica” das profundezas do mar.
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Divulgação #4. Por que demorou tanto para sabermos sobre a Marinha ter detectado o som de uma implosão?
A Marinha dos Estados Unidos detectou “uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão” no domingo, na área em que as comunicações com o Titan foram perdidas, disseram autoridades ao Wall Street Journal. Mas não é possível dizer “definitivamente” se o som veio do Titan.
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Fatih Aktas/Anadolu Agency via Getty Images #5. Os corpos serão recuperados?
O contra-almirante John Mauger, da Guarda Costeira, afirmou durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira que ele “não tem uma resposta” para as expectativas de recuperação dos corpos das vítimas a bordo do Titan, acrescentando que existe um “ambiente incrivelmente implacável no fundo do mar” que torna “incrivelmente complexo” operar embarcações.
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Ocean Gate / Handout/Anadolu Agency via Getty Images #6. Por que a OceanGate demorou quase oito horas para soar o alarme?
A OceanGate Expeditions, que perdeu a comunicação com o Titan após uma hora e meia, não explicou por que levou tanto tempo para notificar os oficiais da Guarda Costeira, embora Sean Leet, que é coproprietário do navio de apoio ao submersível, tenha afirmado que “todos os protocolos foram seguidos”.
#1. O que eram os barulhos de batidas?
Stefan Williams, professor de robótica marinha da Universidade de Sydney, disse à Insider que “é possível que os barulhos tenham sido criados por vida marinha, como baleias”. Os sons também poderiam ter vindo do naufrágio do Titanic, de acordo com Chris Parry, ex-almirante da Marinha Real Britânica, que sugeriu que os sons – registrados em intervalos de 30 minutos – poderiam ser causados por outras coisas sob o mar: “Há muito ruído mecânico no oceano”.
Fatos importantes
● Um veículo operado remotamente (ROV) pelo navio canadense Horizon Arctic vasculhou o fundo do oceano próximo aos destroços do Titanic em busca dos destroços do submersível e concluiu suas operações offshore, informou a Pelagic Research Services, empresa proprietária do ROV. Os pedaços que foram trazidos para a terra estavam retorcidos e muito danificados.
● Os destroços foram recuperados 10 dias depois que o submersível perdeu contato com seu navio de apoio na superfície. Quando isso aconteceu, menos de duas horas após ter iniciado a descida para o local do naufrágio do Titanic, iniciou-se uma busca incessante.
● Durante dias, o mundo foi cativado pela possibilidade de os passageiros – CEO da OceanGate, Stockton Rush, o magnata da aviação britânica Hamish Harding, o explorador francês Paul-Henri Nargeolet e o empresário britânico-paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman, de 19 anos – retornarem vivos.
● No momento da descida, estimou-se que o submersível tinha cerca de 96 horas de oxigênio para as cinco pessoas a bordo. Na quinta-feira, a Guarda Costeira dos EUA anunciou que encontrou um campo de destroços perto do local do Titanic. Quando confirmado que realmente se tratava do Titan, o órgão disse que a embarcação sofreu uma falha “catastrófica”, provavelmente resultado de uma implosão.
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Tragédia anunciada
Durante a busca pelo submersível, surgiram vários detalhes sobre como a embarcação foi construída. Rush disse que “quebrou algumas regras” ao projetar o Titan, mas que foi projetado “com lógica e boa engenharia”. O fundador da OceanGate também revelou o uso de fibra de carbono no design – um material que foi criticado por muitos, incluindo o diretor do filme Titanic, James Cameron.