Nessas últimas semanas, gravei muitos anúncios para divulgar a abertura da segunda turma do meu treinamento de empreendedorismo digital, que está dentro da minha empresa de educação: o IMATIZE. Quando gravo anúncios, sempre trabalho pensando em alguma dor ou em algum desejo do público que quero atingir e ofereço a solução por meio do produto que estou vendendo. Ok, isso é o padrão, mas eu quis pensar em formatos de comunicação diferentes e mais legais de assistir e fáceis de entender a mensagem.
Pensando nisso, criei um anúncio que eu começo com a seguinte frase: “Esse vídeo é pra você que quer trabalhar menos e ganhar mais.” O discurso que normalmente é usado após uma frase como essa não tem absolutamente nada a ver com o que eu falo. Então, o que eu trouxe foi um exemplo prático que todos poderiam entender de como é possível trabalhar menos e ganhar mais.
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O exemplo que eu uso é comum a todos: uma padaria. Continuo então assim: “Uma padaria que manda mensagem no WhatsApp para os clientes quando sai fornada de pão quentinho e vende todos eles em minutos, porque os clientes começam a fazer fila, trabalha menos e ganha mais?
A resposta é sim. Porque essa padaria soube usar o digital de forma inteligente. Se eles tivessem que ligar para cada um dos clientes demoraria muito ou, se não fizessem nada disso, o pão ficaria frio e perderiam até os clientes que vão à loja espontaneamente. Saber usar o digital de forma inteligente é aprender a pensar em ações assim, seja o seu negócio físico ou digital.” Depois eu obviamente falo que existem estratégias para usar o digital no seu negócio e explico que no IMATIZE eu as ensino.
Esse anúncio foi o que mais deu resultado, e queria que você parasse 20 segundos agora antes de continuar para tentar descobrir o porquê.
Pensou? Então, vamos lá. O meu ponto é que o digital mudou a forma de empreender, e consegui ilustrar isso do jeito mais simples possível, que é mostrando que um negócio tradicionalmente brasileiro, físico, de bairro, como uma padaria, quando usa o digital de forma inteligente, aumenta exponencialmente seus resultados. Outro ponto também é que a maioria das pessoas pensam que trabalhar com o digital é ser influenciador ou vender cursos, quando, na
verdade, pode ser uma mensagem no WhatsApp.
Mostrar uma forma não convencional do ponto que você está tentando provar, faz com que as pessoas prestem atenção e realmente ouçam o que você está falando. Eu sei que qualquer negócio ou pessoa consegue se beneficiar do digital, mas eu preciso encontrar uma forma de fazer o outro entender isso também.
O que eu aprendi com o que meus seguidores falaram sobre esse anúncio, é que para provar um ponto, é preciso unir o objetivo da mensagem a algo que seja muito familiar ao que o outro conhece. Não adiantaria se eu falasse do digital de forma técnica, sobre as vastas oportunidades de crescimento por conta da escala, se isso não é algo que a pessoa do outro lado consiga se relacionar.
Todo mundo já entrou em uma padaria, todo mundo já quis comprar pão e ele estava frio. É fácil de entender, e, por ser fácil de entender, qualquer um capta a mensagem e seu ponto é atingido com simplicidade e maestria.
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Respondendo ao título dessa coluna, o digital mudou o empreendedorismo porque permitiu que pessoas comuns criassem oportunidades gigantes para si mesmas, que jamais teriam sem ele. O João, que não teve oportunidade de estudar em escola particular, e nem cresceu com uma rede de contatos que abriria portas, mas que é apaixonado por moda, pode aprender, através do digital, a desenhar, montar ficha técnica, modelagem e com um investimento pequeno começar a produzir suas próprias peças.
Depois disso, ele pode aprender também no digital como ter um negócio de moda, produzir conteúdo com um celular e construir um negócio que fature algumas dezenas de milhares de reais e mudar a sua vida. Ou a Luisa, que também não teve oportunidades e é apaixonada por fotografia, pode aprender na internet a tirar fotos com o celular, produzir conteúdo com isso, comprar sua primeira câmera e computador e se tornar uma fotógrafa reconhecida no mercado.
Não importa o que seja, o digital democratizou o conhecimento e tornou possível criar oportunidades para si, mesmo que você não tenha nascido com elas. Saber usar o digital de forma inteligente é a garantia de uma vida melhor, um negócio maior, uma marca pessoal mais forte… é a garantia de um futuro mais próspero.
Tem muita gente que ainda tem medo de encarar o digital de forma profissional, porque têm medo do desconhecido, e, ao invés de estudarem e se capacitarem para isso, fogem do chamado e jogam no lixo a oportunidade que poderiam criar para si próprios.
Quantas padarias temos no Brasil que perdem fornadas e fornadas de pão, por que nem sabem que existe uma alternativa para venderem mais sem necessariamente precisarem gastar mais dinheiro? O pão nem precisa ser o melhor, mas essa padaria que usa o digital como aliado do seu negócio, com certeza vende muito mais, tem menos prejuízo e uma margem de lucro maior do que as outras… Esse é o poder do digital no empreendedorismo.
O que você acha disso?
Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, mentora e influenciadora digital. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos, foi reconhecida em 2018, através do ranking Forbes Under 30, como uma das jovens mais influentes do país, e, além de liderar três empresas, já ajudou mais de 6 mil alunas a empreender. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte e Isabela Matte Academy.
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