Recebi uma mensagem de uma seguidora perguntando se fazia diferença ter mentalidade empreendedora. Ela disse que tinha muita vontade de abrir um negócio, mas não tinha essa mentalidade. Decidi então compartilhar com vocês não só o que é esse conceito, já que muita gente nem sabe do que se trata, e também o porquê de você precisar desenvolver sua mentalidade empreendedora se quiser ter sucesso no longo prazo empreendendo.
Tudo o que fazemos nesse mundo começa com nós mesmos. TUDO. Desde acordar de manhã, falar com alguém, fazer algum esporte, agir de certa forma, escolher comer em um lugar ao invés de outro, o dinheiro que vamos ganhar, os amigos que teremos, os problemas…
Leia também:
- Dizer a verdade é uma ótima estratégia de vendas
- Conheça os primeiros passos para digitalizar seu negócio
- Esqueça o que te disseram sobre autoridade ao falar com o cliente
Você já usou algum óculos que tivesse uma lente colorida? Eu tenho um óculos com a lente vermelha. Quando o coloco, o mundo inteiro fica vermelho. A lente muda tudo. Quando falamos de mentalidade, para ficar mais fácil de entender, imagine que cada um de nós tenha seus óculos, únicos e individuais. Nós os usamos em cada segundo do nosso dia, vendo o mundo através das lentes dele.
Se as lentes forem muito escuras o mundo nos parecerá extremamente escuro. Se tentarmos compartilhar nossa visão com outra pessoa, que está usando óculos com lentes super claras, ela não vai entender, já que só consegue ver um mundo claro.
A mentalidade é a lente que usamos para enxergar o mundo. A notícia boa é que não estamos fadados a ter que usar a mesma lente para o resto da vida. Podemos escolher outras lentes para usar e, com isso, ter a oportunidade de enxergar o mundo de formas diferentes. Só que para poder pegar outra lente, não podemos comprá-la. Só podemos conquistar novas lentes através do nosso comportamento e hábitos de pensamentos e atitudes.
Faz sentido? A mentalidade empreendedora é uma lente que você pode usar para enxergar a sua vida e todas as situações que acontecem nela. Enxergando a vida por essa lente, suas atitudes vão mudar, assim como seus resultados.
Características da mentalidade empreendedora:
-
-
- Foco sempre na solução, nunca no problema.
- Dá para fazer tudo, só preciso descobrir como.
- O que me separa de onde quero chegar sou eu mesmo.
- Vai dar certo e ponto final.
- Como dá para isso ser feito melhor?
- O que precisa ser feito será feito.
- A zona de conforto é o sinal de que preciso ficar desconfortável para crescer.
-
Eu só sei enxergar o mundo assim. Somos pessoas únicas com diferentes lados: o profissional, o pessoal, etc. Por isso esse jeito de pensar se relaciona com todas as áreas da sua vida. Quando seu cérebro pensa dessa forma automaticamente, você simplesmente para de brigar com as pessoas, porque não procura culpados ou críticas ao outro, e sim busca soluções para problemas. Quer coisa melhor que isso para um relacionamento amoroso, por exemplo?
Além disso, esse é um jeito realista, mas otimista, de ver o mundo. Focar a energia no que dá para mudar, em vez de se preocupar com tudo aquilo que não está nas suas mãos, buscar sempre o crescimento, seja ele profissional, pessoal, espiritual ou mental, querer aperfeiçoar a si mesmo e cada coisa que faz, ter extrema autorresponsabilidade, não culpar os outros por nada, saber resolver problemas com uma facilidade extraordinária, não abrir mão da própria autonomia e independência.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Mas, para conquistar essa mentalidade, é preciso ter disciplina consigo mesmo. Estar atento aos hábitos atuais, tanto de pensamento quanto de atitude, e se policiar para mudar o rumo do pensamento assim que ele aparece. Não é fácil, mas como todo hábito, com o tempo se torna o seu novo normal, a sua nova lente.
Quero que, você, que está lendo essa coluna, se desafie a construir uma mentalidade mais empreendedora e ver o que acontece na sua vida, tanto no seu trabalho quanto no esporte, nos relacionamentos, na saúde. Tenho certeza que o resultado será uma mudança de vida para melhor, mas quero que você mesmo comprove isso.