O tribunal federal da Califórnia, emitiu, na última terça-feira (13), uma ordem de restrição temporária impedindo a Microsoft de concretizar a compra da fabricante de jogos de videogames Activision Blizzard, que custará quase US$ 70 bilhões à empresa de tecnologia norte-americana.
A medida tomada pelo tribunal foi baseada na premissa de que o negócio pode suprimir a concorrência no mercado de videogames. Desta forma, uma audiência sobre o caso foi marcada para 22 e 23 de junho.
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Segundo o acordo original assinado entre a Microsoft e a Activision em janeiro de 2022, o prazo para as empresas concluírem o negócio é 18 de julho. A Microsoft terá que pagar uma taxa de rescisão de US$ 3 bilhões à fabricante de jogos se o acordo não for concluído.
Desta forma, em seu processo, a FTC expressou preocupação de que a Microsoft e a Activision possam tentar “consumar” o acordo antes que seu tribunal interno emita uma decisão sobre um processo antitruste movido contra o negócio pela agência.
A negociação envolve diversos outros interessados, como os reguladores antitruste da União Europeia, que aprovaram o negócio depois que a Microsoft concordou em abordar suas preocupações relacionadas à concorrência. O órgão da UE disse que a Microsoft concordou com as soluções propostas, que incluem o compromisso de licenciar os jogos da Activision Blizzard para outros provedores de serviços de jogos em nuvem por pelo menos 10 anos.
O acordo, no entanto, foi bloqueado pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido em abril, devido a preocupações de que poderia sufocar o nascente mercado de jogos em nuvem. A Microsoft recorreu desta decisão.
Cenário
A Microsoft anunciou seu plano de adquirir a Activision Blizzard por quase US$ 70 bilhões em janeiro de 2022, tornando-se o maior negócio da história da indústria de jogos.
Em um esforço para atender às preocupações dos jogadores, o chefe do Xbox, Phil Spencer, disse que a Microsoft não tem planos imediatos de tornar a popular franquia Call of Duty da Activision exclusiva para sua plataforma Xbox e prometeu disponibilizar o jogo também nos consoles Playstation da rival Sony.
Desde então, a Microsoft assinou acordos com vários provedores de jogos em nuvem e com a fabricante de consoles Nintendo para disponibilizar o popular jogo de tiro militar e outros títulos na plataforma. Apesar disso, o acordo enfrentou oposição da Sony, fabricante do PlayStation, que expressou preocupação com a possibilidade de a Microsoft oferecer uma versão degradada dos jogos da Activision em plataformas rivais.
Confira os quatro maiores negócios no setor de games
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Reprodução 1. Microsoft e Activision (US$ 68,7 bilhões – R$ 359 bilhões)
Em janeiro de 2022 a Microsoft formalizou os planos de aquisição da Activision Blizzard, uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo. O acordo, contando com o caixa líquido da Activision Blizzard, foi avaliado em US$ 68,7 bilhões e colocou a Microsoft em terceiro lugar na lista de maiores empresas de jogos do mundo em receita, ficando atrás da Tencent e da Sony.
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Getty Images 2. Take-Two e Zynga (US$ 12,7 bilhões – R$ 66,4 bilhões)
A Take-Two, desenvolvedora americana e distribuidora de videogames, comprou a Zynga, desenvolvedora de jogos casuais online, em uma aquisição no valor de US$ 12,7 bilhões. Os jogos de console e jogos para dispositivos móveis começaram a se fundir com o consolidamento da indústria de games. A Take-Two é conhecida pelas grandes, luxuosas e imersivas franquias de console como “Grand Theft Auto”, “Red Dead Redemption”, “Bioshock” e “NBA 2K”. E a Zynga, por outro lado, faz jogos menores, porém, viciantes, como “FarmVille” e “Words with Friends”.
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Divulgação/Bungie 3. Sony e Bungie (US$ 3,6 bilhões – R$ 18,8 bilhões)
Dias após o pronunciamento da Microsoft na aquisição da Activision Blizzard, a Sony anunciou a compra da produtora de videogames Bungie, criadora das franquias “Halo” e “Destiny”, em um acordo avaliado em US$ 3,6 bilhões. O analista da Ampere Analysis destaca o forte crescimento do setor com aquisições como as realizadas anteriormente. “Apesar desta ser uma das maiores aquisições já realizadas pela Sony, o total a ser pago pela Microsoft coloca em evidência o tamanho da competição vivida pelo setor”, afirma Piers Harding-Rolls.
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Getty Images 4. Sega e Rovio Entertainment Oyj (€ 706 milhões – R$ 3,8 bilhões)
A desenvolvedora japonesa Sega anunciou recentemente uma oferta de € 706 milhões (R$ 3,8 bilhões) na compra da finlandesa Rovio Entertainment Oyj, famosa pelo jogo Angry Birds. Com o acordo feito, a gigante do Japão pretende ampliar a presença no mercado de jogos para dispositivos móveis e impulsionar versões mobile para os jogos existentes desenvolvidos pela empresa.
1. Microsoft e Activision (US$ 68,7 bilhões – R$ 359 bilhões)
Em janeiro de 2022 a Microsoft formalizou os planos de aquisição da Activision Blizzard, uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo. O acordo, contando com o caixa líquido da Activision Blizzard, foi avaliado em US$ 68,7 bilhões e colocou a Microsoft em terceiro lugar na lista de maiores empresas de jogos do mundo em receita, ficando atrás da Tencent e da Sony.