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Rubens e Mateus: “O mais bonito do empreendedor é contribuir para o mundo”

Na quarto episódio de "Under 30 - A Jornada", série especial de podcasts patrocinada por Johnnie Walker, a dupla empreendedora fala sobre sua trajetória

Redação

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Rubens Stuque e Mateus Ferrareto foram destaque da lista Forbes Under 30 2022 na categoria de Arquitetura, Design e Urbanismo

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O quarto episódio de “Under 30 – A Jornada”, série de podcasts patrocinada por Johnnie Walker*, recebeu a dupla Rubens Stuque e Mateus Ferrareto, fundadores da Eco Flame Garden. Os empreendedores, homenageados na lista Under 30 2022 na categoria de Arquitetura, Design e Urbanismo, falaram sobre sua trajetória com a editora Isadora Tega.

A jornada de Rubens e Mateus, um engenheiro civil e outro arquiteto, começou de forma inusitada (e precoce): chefe e estagiário. Aos 17 anos, Mateus foi trabalhar para o paulista na consultoria que ele havia acabado de lançar, para a Fazenda Boa Vista – também muito jovem, aos 21 anos. Dois anos de trabalho evoluíram para uma sociedade: “Sempre tive vontade de empreender e via o Rubens como uma referência de pessoa que sempre buscou e foi conquistando seu espaço por suor e trabalho. Assim que acabei a faculdade, falei que precisávamos falar algo juntos”, disse Mateus.

Ouça o podcast:

Em 2020, os planos se concretizaram com o lançamento da Eco Flame Garden, empresa com produtos para decoração de ambientes externos, que “tropicalizam” a experiência de “fogueira no jardim”. Nativa digital, a marca já foi reconhecida por referências da arquitetura, como João Armentano e Paulo Jacobsen, foi destaque em duas edições CasaCor e tem entre seus principais clientes grifes de hospitalidade, como a Fazenda Boa Vista e o Botanique.

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Para Rubens e Mateus, a ficha demorou a cair sobre o tamanho do sucesso da empresa. “A ECO era desconhecida, até que começaram a chegar um monte de famosos. O Sorocaba [da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba] me ligou, o Luan Santana queria puffs e, acho que o último que me mostrou que estávamos conhecidos, foi o economista Ricardo Amorim. Minha ficha foi caindo conforme nosso alcance digital. Foi tudo espontâneo e orgânico”, afirmou Rubens.

O sucesso é concreto. Em 2022, a receita da companhia saltou 160%. Só na Black Friday, em novembro do ano passado, a Eco fez R$ 1 milhão em 24 horas – um desafio que a dupla era cética, mas foi surpreendida. Para este ano, a perspectiva é triplicar o faturamento, batendo em R$ 115 milhões, e ser a “maior marca de lifestyle outdoor do mundo”. Nesse cenário, a empresa quer focar na expansão internacional em 2023, se preparando para atuar em Dubai, EUA e América do Sul (Paraguai e Uruguai, inicialmente).

Mas, para além de serem bem-sucedidos, os parceiros se deram conta da sua responsabilidade. “O mais bonito do empreendedor é contribuir para o mundo”, disse Rubens, que compartilha com Mateus a visão de ouvir e se juntar a grandes líderes sociais e ambientais para fazer a diferença. Neste sentido, a Eco Flame Garden se associou a organizações como Olhar de Bia, Projeto Tamar – para uma linha de puffs estofados com redes de pesca, cuja parte da renda vai para a entidade de conservação marinha –, e o SP Invisível, com doações de kits de frio para os moradores de rua da capital paulista.

“Não dá para esperar a oportunidade perfeita para ajudar. Tem que fazer. Fomos falar com os líderes desses projetos porque eles entendem quais são os problemas. Andar perto de pessoas que fazem, por osmose a gente começa a fazer também. Acredito muito em grandes collabs sociais e não imagino que o futuro vá caminhar para coisas que não sejam assim”, completou o paulista.

Assista ao episódio completo:

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