O Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (7), impulsionado pelo alívio dos investidores após a divulgação dos dados de empregos nos EUA, que ficaram abaixo das expectativas, e a aprovação da reforma tributária. Por volta das 10h15, o Ibovespa registrava alta de 0,26%, atingindo 117.727 pontos. Enquanto isso, o dólar apresentava queda de 0,84%, sendo negociado a R$ 4,88.
Nos Estados Unidos, foram criados 209 mil empregos não-agrícolas em junho, de acordo com o relatório do Departamento de Trabalho divulgado nesta sexta-feira. Os economistas consultados pela Reuters projetavam a adição de 225 mil empregos no período. Esses dados trazem alívio ao mercado em relação às expectativas de aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve.
“Acabou de sair o dado de criação de emprego nos EUA, o Payroll. Com o dado de hoje indicando uma criação de empregos em linha com o esperado pelo mercado, e até levemente abaixo, o dólar deve devolver parte da forte alta de ontem com esses dados de hoje, trazendo mais alívio para as bolsas como um todo, e um apetite maior a risco por parte dos agentes”, disse Andre Fernandes, da A7 Capital.
No cenário nacional, os investidores estão repercutindo a aprovação da reforma tributária em uma votação considerada histórica. A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma na madrugada desta sexta-feira.
A aprovação dessa medida, que seguirá para o Senado após a análise dos destaques em segundo turno, representa um marco após décadas de discussão sobre o tema no Congresso. Essa conquista é importante não apenas para o governo, que a considera uma prioridade, mas também para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que apoiou ativamente a proposta e trabalhou por sua aprovação.
O texto-base da proposta foi aprovado em segundo turno pelos deputados com uma ampla margem de votos: 375 a favor e 113 contra. Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a matéria precisava obter pelo menos 308 votos favoráveis em ambos os turnos de votação.
Após a conclusão da deliberação na Câmara, a reforma tributária seguirá para o Senado, onde também passará por um processo específico de tramitação para alterações constitucionais, incluindo dois turnos de votação e necessitando do apoio de 49 dos 81 senadores.
Mercado Internacional
Na Alemanha, foi relatada uma queda de 0,2% na produção industrial em maio, em comparação com o mês anterior, de acordo com o escritório federal de estatísticas. Analistas consultados pela Reuters previam que a produção se manteria estável.
Leia Também:
- Criação de vagas de trabalho nos EUA desacelera em junho; taxa de desemprego cai para 3,6%
- Votação do novo arcabouço fiscal pela Câmara deve ficar para agosto, diz relator
Enquanto isso, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pediu reformas de mercado na China e criticou a segunda maior economia do mundo por suas recentes ações severas contra empresas norte-americanas e pelos novos controles de exportação de minerais críticos.
Yellen chegou a Pequim na quinta-feira com o objetivo de tentar melhorar as relações turbulentas entre os Estados Unidos e a China, mas deixou claro em seus comentários públicos que Washington e seus aliados ocidentais continuarão a retaliar o que ela chamou de “práticas econômicas injustas” por parte da China.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: -0,23%
S&P 500: -0,25%
Nasdaq: -0,19%
Europa:
DAX (Frankfurt): +0,49%
FTSE100 (Londres): -0,24%
CAC 40 (Paris): +0,57%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): -1,17%
Kospi (Coreia): -1,16%
Xangai (China): -0,28%
(Com Reuters)