Bom dia. Estamos na segunda-feira, 31 de julho
Cenários
Nesta semana ocorrerá a quinta das oito reuniões do Comitê de Politica Monetária (Copom) agendadas para 2023. Com início na terça-feira (01) e encerramento na quarta-feira (02), a reunião deverá iniciar o processo de corte nos juros, amplamente esperado pelo mercado.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
A taxa Selic está atualmentem em 13,75% ao ano. As projeções “oficiais” do mercado, expressas no Relatório Focus divulgado todas as segundas-feiras, indicam que a estimativa do mercado é de uma Selic em 12% ao ano no fim de dezembro. Ou seja, se o Copom seguir esse parâmetro, o mercado espera um corte de 1,75 ponto percentual nas próximas quatro reuniões, incluindo a desta semana.
Há vários caminhos possíveis para essa meta. A grande maioria dos profissionais do mercado espera uma baixa gradual, com um corte de 0,25 ponto percentual na reunião desta semana, seguido de três cortes sucessivos de 0,5 ponto percentual.
Uma parcela menor do mercado avalia que o Copom poderá começar o processo de ajuste com um corte de juros de 0,5 ponto percentual nesta semana, o que daria ao Comitê mais flexibilidade para agir ao longo do restante do ano.
Apesar de manter a projeção da Selic para o fim deste ano em 12%, a edição do Focus desta segunda-feira trouxe baixas de 0,25 ponto percentual nas expectativas para 2024, 2025 e 2026, indicando uma estimativa de juros mais amenos para o médio prazo.
Indicadores
- Brasil
Relatório Focus
- Estados Unidos
Sem indicadores relevantes
- Zona do Euro
PIB 12 meses (2º trimestre)
Observado: +0,6%
Esperado: +0,5%
Anterior: +1,1%
Inflação jul (12m)
Observado: 5,3%
Esperado: 5,3%
Anterior: 5,5%
Núcleo da inflação jul (12m)
Observado: 5,5%
Esperado: 5,4%
Anterior: 5,5%