O Ibovespa opera em alta de 0,35% na abertura do pregão desta quarta-feira (23), a 116.559 pontos perto das 10h10, horário de Brasília. Os investidores estão de olho na repercussão da aprovação do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, que agora segue para a sanção presidencial.
O dólar recua 0,04% ante o real por volta das 10h10. A moeda era negociada a R$ 4,9382.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A Câmara dos Deputados concluiu na terça-feira (22) a votação do novo arcabouço fiscal, medida prioritária para o governo que, embora tenha conseguido vê-la aprovada, não pôde manter na proposta dispositivo que alterava o cálculo do prazo da inflação e abriria um espaço de até R$ 40 bilhões no Orçamento de 2024.
O texto, que agora segue à sanção presidencial, mantém, no entanto, alteração promovida por senadores que exclui do conjunto das despesas o Fundeb e o Fundo Constitucional do Distrito Federal.
Parte do acordo fechado entre os líderes de bancada e o governo para possibilitar a votação, a retirada do dispositivo que conferia o espaço fiscal ao governo não deve atrapalhar os esforços do governo para equilibrar suas contas, afirmou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Negociado pelo governo quando a proposta passou pelo Senado, o importante dispositivo mudava o período de cálculo do IPCA, permitindo que fosse usada estimativa de inflação anual para ampliar o seu limite de gastos na elaboração do
Orçamento do próximo ano, e usar essa diferença para programar despesas, que continuarão condicionadas à aprovação de créditos adicionais pelo Congresso posteriormente.
Mercados internacionais
Na Ásia, as ações da China caíram em meio ao aumento dos temores sobre os riscos de contágio do setor imobiliário do país, desencadeando uma liquidação por parte de investidores estrangeiros.As ações de Hong Kong subiram, ajudadas pelas surpresas nos balanços de algumas empresas de internet e de consumo.
O Hang Seng, de Hong Kong, valorizou 0,31%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em alta de 0,33%. Já na China continental, o índice Shanghai perdeu 1,34%; e no Japão, o índice Nikkei avançou 0,48%.
Na Europa, a atividade empresarial contraiu muito mais do que o esperado em agosto, com a queda na Alemanha particularmente rápida, enquanto algumas pressões inflacionárias retornaram, mostraram pesquisas nesta quarta-feira.
Os Índices de Gerentes de Compras complicam a situação para o Banco Central Europeu, que quer controlar os aumentos de preços sem causar uma recessão. O BCE deve interromper os aumentos das taxas de juros em setembro, de acordo com uma pequena maioria de economistas consultados pela Reuters, apesar da inflação elevada.
O Stoxx 600 ganhava 0,25%; na Alemanha, o DAX sobe 0,01%; o CAC 40 em queda de 0,02% na França; na Itália, o FTSE MIB sobe 0,16%; enquanto o FTSE 100 tem valorização de 0,71% no Reino Unido.
(Com Reuters)