O Ibovespa começou o pregão desta quarta-feira (2) em queda, seguindo a tendência das principais bolsas mundiais. A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de crédito dos Estados Unidos de “AAA” para “AA+”, citando a deterioração fiscal esperada nos próximos três anos e o aumento da dívida do governo. Esse rebaixamento gerou incertezas nos mercados globais, afetando negativamente o sentimento dos investidores.
No Brasil, os investidores estão divididos em relação à magnitude do corte inicial da taxa básica de juros (Selic). O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidirá sobre a Selic nesta quarta-feira. A expectativa do mercado é que haja um corte nos juros. Uma pesquisa da Reuters/Refinitiv mostrou uma divisão entre os economistas consultados, com aproximadamente 53% deles esperando um corte de 0,5 ponto percentual e os 47% restantes prevendo um ajuste mais brando, de 0,25 ponto percentual.
Por volta das 10h20, o Ibovespa apresentava uma queda de 0,42%, alcançando 120.741 pontos. Enquanto isso, o dólar estava em alta de 0,15%, sendo negociado a R$ 4,79.
Leia também:
- Hoje é dia de Selic: onde investir com os juros mais baixos?
- Foco no resultado e no Comunicado do Copom
No cenário econômico dos EUA, a criação de vagas no setor privado superou as expectativas em julho. Foram abertas 324 mil vagas de emprego no mês passado, de acordo com o relatório de Emprego Nacional da ADP divulgado nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam uma abertura de 189 mil postos.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: -0,44%
S&P 500: -0,62%
Nasdaq: -0,87%
Europa:
DAX (Frankfurt): -1,14%
FTSE100 (Londres): -1,11%
CAC 40 (Paris): -0,80%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): -2,27%
Kospi (Coreia): -1,90%
Xangai (China): -0,89%
(Com Reuters)