O Ibovespa iniciou as negociações da manhã desta segunda-feira (14) em queda, com o mercado atento aos dados econômicos do Brasil e da China, além da reta final da temporada de balanços. Por volta das 10h15, o indicador registrava uma queda de 0,13%, situando-se nos 117.500,92 pontos. Enquanto isso, o dólar apresentava alta de 0,72%, sendo negociado a R$ 4,93.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou um avanço de 0,63% em junho em comparação com o mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta segunda-feira. A expectativa na pesquisa da Reuters era de um crescimento de 0,60% no mês.
Com esse resultado, o índice encerrou o segundo trimestre com um crescimento de 0,43% em relação aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br apresentou um aumento de 2,10%, enquanto no acumulado em 12 meses, registrou uma expansão de 3,35%.
Leia também:
- Por que a ata do Copom americano afeta sua vida
- Atividade econômica perde força no 2º tri mas ainda cresce 0,43%, indica BC
No que diz respeito aos analistas consultados pelo Banco Central, houve pequenos ajustes em suas projeções econômicas na pesquisa Focus, com destaque para a melhora na expectativa de crescimento para este ano e uma inflação mais baixa prevista para 2024.
O levantamento, que reflete a percepção do mercado em relação a indicadores econômicos, indicou que a expectativa para o aumento do IPCA deste ano permaneceu em 4,84%, mas houve uma diminuição de 0,02 ponto percentual para 2024, chegando a 3,86%. Em relação ao PIB, a estimativa de crescimento para 2023 teve um acréscimo de 0,03 ponto, atingindo 2,29%, enquanto para 2024 permaneceu em 1,30%.
Em relação à temporada de balanços, Embraer (EMBR3) e Anima (ANIM3) divulgaram seus resultados antes da abertura. Após o fechamento, outras empresas também apresentarão seus números, com destaque para BRF (BRFS3), IRB (IRBR3), Magazine Luiza (MGLU3) e outras.
No cenário político, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou que os líderes partidários vão se reunir com técnicos da casa nesta segunda-feira (14) para discutir as alterações do Senado no texto do novo arcabouço fiscal, que substituirá o atual teto de gastos.
No âmbito internacional, os investidores estão aguardando os dados econômicos da segunda maior economia do mundo. A China deve divulgar às 23h (horário de Brasília) os números da produção industrial e das vendas no varejo em julho.
O país tem sido objeto de atenção dos investidores desde a divulgação dos dados econômicos de importações e exportações que caíram muito mais rápido do que o esperado em julho, apontando para uma demanda enfraquecida e ameaçando as perspectivas de recuperação. Os investidores estão preocupados com a possibilidade de uma recessão.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: -0,09%
S&P 500: -0,15%
Nasdaq: -0,14%
Europa:
DAX (Frankfurt): -0,11%
FTSE100 (Londres): -0,25%
CAC 40 (Paris): +0,19%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +0,29%
Kospi (Coreia): -0,85%
Xangai (China): -0,59%
(Com Reuters)