O Ibovespa iniciou as negociações desta terça-feira (22) em alta, aguardando a votação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, prevista para acontecer às 11h. No cenário internacional, os investidores estão ansiosos pela fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole, onde ele deve fornecer orientações sobre o futuro das taxas de juros nos Estados Unidos. Por volta das 10h20, o Ibovespa apresentava alta de 0,55%, atingindo 115.056 pontos. Enquanto isso, o dólar tinha uma queda de 0,40%, sendo negociado a R$ 4,98.
O relator do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (PP-BA), afirmou nesta terça-feira que o texto da matéria deverá ser votado no plenário da Casa ainda nesta terça-feira, no máximo na quarta-feira. O deputado também mencionou que os líderes da Casa decidirão sobre as alterações feitas pelo Senado no texto que já havia sido aprovado na Câmara em maio.
No mês de junho, durante a discussão do novo marco fiscal, o Senado promoveu diversas modificações no texto que havia sido aprovado na Câmara no mês anterior. Entre essas mudanças, destacam-se a exclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Constitucional do Distrito Federal. O prazo para a sanção do texto é até o dia 31 de agosto. Se isso não ocorrer dentro desse período, o orçamento do próximo ano deverá ser elaborado conforme o teto de gastos, com um corte estimado de R$ 200 bilhões.
Leia também:
Os investidores também estão atentos ao simpósio desta semana em Jackson Hole, onde Powell deve indicar, durante seu discurso na sexta-feira (25), a direção futura das taxas de juros nos EUA. O mercado também está repercutindo a decisão da agência de classificação de risco S&P Global de rebaixar as notas de crédito e revisar as perspectivas de diversos bancos nos Estados Unidos, seguindo um movimento semelhante da Moody’s.
A S&P alertou que os riscos de financiamento e a lucratividade mais fraca provavelmente testarão o setor, devido à taxa de juros elevada nos EUA, que está impactando o financiamento e a liquidez de muitos bancos no país. A agência também destacou que os depósitos mantidos pelos bancos segurados pela agência dos EUA garantidora de depósitos, FDIC, continuarão diminuindo enquanto o Federal Reserve promover o chamado “aperto quantitativo”.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: +0,18%
S&P 500: +0,46%
Nasdaq: +0,71%
Europa:
DAX (Frankfurt): +1,09%
FTSE100 (Londres):+0,60%
CAC 40 (Paris): +1,11%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +1,05%
Kospi (Coreia): +0,28%
Xangai (China): +0,88%
(Com Reuters)