Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Ibovespa sobe com dados de inflação no Brasil e EUA; China também no radar

Ibovespa sobe com dados de inflação no Brasil e EUA; China também no radar

IPCA sobe em julho, preços ao produtor nos EUA avançam e temor de crise imobiliária na China persiste

Poliana Santos
11/08/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

O Ibovespa apresenta uma alta na abertura do pregão desta sexta-feira (11), refletindo a repercussão dos dados de inflação do Brasil e dos Estados Unidos. Por volta das 10h20, o indicador estava subindo 0,17%, alcançando 118.350,39 pontos. Enquanto isso, o dólar tinha alta de 0,38%, sendo negociado a R$ 4,90.

  • Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) voltou a registrar aumento em julho, uma vez que a reoneração de combustíveis compensou a redução nos custos de alimentos e habitação. Esse aumento na inflação em 12 meses ocorre simultaneamente ao início do processo de corte de juros pelo Banco Central.

O índice teve uma alta de 0,12% em julho, em comparação ao recuo de 0,08% em junho, de acordo com informações divulgadas pelo IBGE nesta sexta-feira. Esse resultado ficou ligeiramente acima da expectativa de variação positiva de 0,07% para o índice no mês, conforme pesquisa da Reuters.

Leita também: 

  • Foco no IPCA de julho
  • Dinheiro e felicidade: uma relação complexa

Dessa forma, o indicador acumulou, até julho, um aumento de 3,99% em 12 meses, ultrapassando a taxa de 3,16% registrada em junho. Com esse aumento, a inflação voltou a ficar acima do centro da meta estabelecida para este ano, que é de 3,25%, com uma margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA.

Nos Estados Unidos, por sua vez, os preços ao produtor tiveram um aumento em julho devido à recuperação nos custos de serviços. No entanto, a tendência continuou consistente com a moderação nas pressões inflacionárias. O índice para a demanda final subiu 0,3% no último mês, segundo informações do Departamento do Trabalho. Os dados de junho foram revisados para baixo, mostrando que o índice permaneceu inalterado, ao contrário do aumento de 0,1% reportado anteriormente. Nos últimos 12 meses até julho, os preços ao produtor aumentaram 0,8%, após uma alta de 0,2% em junho.

Os economistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,2% no índice no mês e um avanço de 0,7% na comparação anual.

Mercado internacional

O mercado continua atentamente observando a segunda maior economia do mundo após a divulgação de dados fracos relacionados às importações e exportações. Os investidores estão preocupados com a possibilidade de uma recessão. Além dos números econômicos, de acordo com a agência de notícias Bloomberg, os reguladores do mercado imobiliário da China estão planejando uma reunião com incorporadoras e bancos para abordar a crise de crédito que afeta o setor.

A convocação dessa reunião ocorreu após os detentores de títulos da gigante imobiliária Country Garden relatarem que não receberam pagamentos de juros que estavam em atraso.

Enquanto isso, a economia do Reino Unido surpreendeu ao registrar um crescimento no segundo trimestre, abrindo espaço para possíveis aumentos nas taxas de juros pelo Banco da Inglaterra. No entanto, o Reino Unido continua sendo a única grande economia avançada que conseguiu retornar aos níveis pré-pandemia, do final de 2019.

Os dados oficiais divulgados nesta sexta-feira indicaram um crescimento de 0,2% na economia durante o segundo trimestre, em contraste com a expectativa de estabilidade conforme pesquisa da Reuters com economistas.

Confira o comportamento dos principais índices internacionais:

Estados Unidos:

Dow Jones: -0,24%
S&P 500: -0,42%
Nasdaq: -0,69%

Europa:

FTSE100 (Londres): -1,35%
DAX (Frankfurt): -1,01%
CAC 40 (Paris): -1,35%

Ásia:

Nikkei (Tóquio): +0,84%
Xangai (China): -2,01%
Kospi (Coreia): -0,40%

(Com Reuters)

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • Abertura da Bolsa
  • Ibovespa hoje

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.