Bom dia! Estamos na terça-feira, 29 de agosto.
Cenários
Nesta terça-feira (29) será divulgado o primeiro indicador da economia americana em uma semana com vários números relevantes para o futuro dos juros. É a Jobs Openings and Labor Turnover Survey (JOLTS). É um indicador semelhante ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) brasileiro.
O JOLTS é um levantamento mensal elaborado pelo Bureau of Labor Statistics (BLS) americano. O BLS consulta 21 mil empresas não-agrícolas – indústrias, varejo e outros serviços – e coleta dados de empregadores para medir vagas de emprego, novas contratações, o número de funcionários que pediram demissão ou foram demitidos e outras formas de rotatividade de mão de obra, como aposentadorias e morte de trabalhadores. O BLS começou a coletar dados para o JOLTS em 1999 e a publicar os resultados da pesquisa em 2002.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
Considerando-se os últimos anos, o JOLTS indica que o mercado de trabalho americano está mais aquecido do que nunca. Antes da pandemia, em 2019, a média de vagas abertas era de 7,5 milhões. Nos primeiros meses de 2020, com as medidas de restrição, esse número recuou para cerca de 5 milhões. E em 2022, com a retomada das atividades, chegou ao máximo de 12 milhões.
O número foi inflado pelo que se chamou de “Grande Renúncia”, ou “Great Resignation”. Durante a pandemia houve um aumento nos pedidos de demissão. Os motivos foram diversos: desde decisões pessoais como mudar de vida até a percepção de que já era possível se aposentar. Com isso, o número de vagas superou 10 milhões até o primeiro trimestre deste ano, quando o endurecimento da política monetária por parte do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, reduziu a atividade das empresas e fez o número de vagas em aberto cair.
Pelo dado mais recente disponível, o número de vagas abertas em junho era de 9,582 milhões. A projeção para julho, dado que será divulgado nesta terça-feira, é de uma queda para 9,465 milhões de vagas, o primeiro levantamento abaixo de 9,5 milhões desde meados de 2021. Se o número for muito acima disso, é bastante provável que haja quedas nas ações, pois a interpretação do mercado é que a economia segue aquecida, e haverá necessidade de o Fed elevar ainda mais os juros.
Indicadores
- Brasil
Sem indicadores relevantes
- Estados Unidos
Relatório JOLTS (jul)
Esperado: 9,465 milhões
Anterior: 9,582 milhões
Confiança do consumidor (ago)
Esperado: 116,0
Anterior: 117,0