Rupert Murdoch, uma das figuras mais influentes da mídia norte-americana, nomeou seu filho mais velho, Lachlan, como seu sucessor na presidência dos conselhos da News Corp. e da Fox News, após anunciar na última quinta-feira (21) que estava deixando a liderança da companhia. A mudança surpreendeu o mercado, já que há 18 anos o primogênito se exilou na Austrália em meio a uma briga familiar.
Em uma nota aos funcionários, Rupert Murdoch disse que continuaria envolvido nos bastidores do conselho, demonstrando otimismo em relação aos próximos anos.
Leia também:
- Bilionário Rupert Murdoch compra fazenda de R$ 1 bilhão nos EUA
- Lista Forbes 2023: Conheça os 6 bilionários do setor de tecnologia no Brasil
- Lista Forbes 2023: quem são os maiores bilionários do setor bancário
O ex-presidente da Fox News tem seis filhos, mas apenas três deles eram considerados herdeiros em potencial: o filho mais velho, Lachlan; o mais novo, James; e a irmã deles, Elisabeth. Todos são filhos de seu segundo casamento.
Elisabeth percebeu que seu pai provavelmente não passaria seu império para uma mulher, então decidiu ter suas próprias empresas de mídia, criando com sucesso a companhia de produção Shine Group e, posteriormente, a Sister Pictures.
Desse modo, Lachlan e James trabalharam mais próximos ao pai, até que houve uma briga familiar. O primogênito teve desentendimentos com Roger Ailes, fundador do Fox News Channel, e não gostou quando seu pai tomou o partido de Ailes em uma briga que aconteceu nos anos 2000. Lachlan mudou-se com sua esposa e filho pequeno para a Austrália.
Depois de 14 anos, após a resolução do conflito familiar, Lachlan voltou a trabalhar para seu pai novamente. Houve especulações de que seu pensamento conservador, que segue o do pai, foi o que o atraiu de volta. De acordo com livros escritos sobre a família, Elisabeth e James são considerados mais centristas.
Rupert, sem dúvida, queria proteger esses interesses, uma vez que a Fox News, inclinada para o conservadorismo, é uma joia da coroa no império da News Corp. Além disso, segundo relatos, a visão de Lachlan inclui uma abordagem mais agressiva para o streaming, o que será necessário para qualquer empresa de mídia no século 21. Ele também desempenhou um papel importante no desenvolvimento da carreira de Tucker Carlson, cuja passagem pela Fox News terminou abruptamente no início deste ano.