A superestrela Katy Perry vendeu seus direitos musicais para a Litmus Music na última segunda-feira (18) por US$ 225 milhões. Com a negociação, seu patrimônio líquido aumentou para cerca de US$ 340 milhões, tornando-a uma das mulheres mais ricas dos Estados Unidos.
Perry vendeu suas participações em royalties de gravações master e direitos de publicação dos cinco álbuns que lançou de 2008 a 2020, One Of The Boys, Teenage Dream, PRISM, Witness and Smile, de acordo com a Billboard e Variety.
Conheça celebridades que criaram negócios de sucesso
-
Kim Kardashian: SKIMS e SKKN
A SKIMS, empresa de roupas, modeladores e underwear fundada por Kim Kardashian, anunciou na última semana que levantou US$ 270 milhões em uma nova rodada de investimento e agora está avaliada em US$ 4 bilhões. A novidade aumentou o patrimônio líquido de Kim Kardashian em estimados US$ 500 milhões.
A empresa, que também vende pijamas e roupas de banho, logo se expandirá para roupas masculinas. E a expectativa é chegar a US$ 750 milhões em vendas este ano. Kim Kardashian também vendeu 20% da empresa KKW Beauty por US$ 200 milhões em 2020, antes da marca ser fechada em 2021. Ela então lançou a SKKN By Kim, uma linha de cuidados com a pele em nove etapas que custa US$ 575, em 2022.
-
Getty Images/Fenty Beauty Rihanna: Fenty Beauty e Savage X Fenty
Robyn Fenty, conhecida mundialmente como Rihanna, alcançou o status de bilionária em 2021 graças ao sucesso de suas duas grandes empresas, Fenty Beauty e Savage x Fenty.
A marca de maquiagem Fenty Beauty valia US$ 2,8 bilhões, uma estimativa conservadora, em 2021, segundo a Forbes, Rihanna possui 50% da empresa e 30% da Savage x Fenty, que vale cerca de US$ 1 bilhão.
-
Selena Gomez: Rare Beauty
Uma das marcas mais populares do mercado de cosméticos, a Rare Beauty é a companhia da atriz e cantora Selena Gomez. A empresa conquistou as redes sociais e seus produtos esgotaram no dia do lançamento.
Em 2020, Gomez prometeu levantar US$ 100 milhões nos próximos 10 anos para ajudar a resolver problemas nos serviços de saúde mental por meio do Rare Impact Fund. A Rare Beauty nunca confirmou sua avaliação, mas em 2022 vendeu 3,1 milhões de unidades de blush a US$ 23 cada, o que significa que apenas um produto gerou US$ 70 milhões em receita, segundo a Bloomberg. A expectativa é que as vendas tripliquem este ano e Gomez pode se juntar ao clube das celebridades bilionárias.
-
Kylie Jenner: Kylie Cosmetics
Kylie Jenner, a mais jovem do império Kardashian/Jenner, vendeu 51% de sua empresa Kylie Cosmetics para a multinacional de cosméticos Coty, Inc. em janeiro de 2020 por US$ 600 milhões. Ela ainda possui cerca de 44% da Kylie Cosmetics, que começou em 2015 com um investimento de US$ 250 mil em uma linha de kits para lábios.
-
Anúncio publicitário -
Jessica Alba: The Honest Company
Jessica Alba abriu o capital da sua marca de produtos “limpos e naturais” em 2021, e na época foi avaliada entre US$ 1,4 bilhão e US$ 1,7 bilhão. Seus populares produtos incluem fraldas e lenços umedecidos para bebês, sabão em pó e maquiagem. A oferta pública veio depois de anos de ações judiciais e aumento da concorrência, e a empresa recentemente disse que teria que aumentar os preços em meio a perdas crescentes.
-
Getty Images Gwyneth Paltrow: Goop
Gwyneth Paltrow fundou a marca de lifestyle Goop em 2008 e, 10 anos depois, recebeu US$ 50 milhões em financiamento da série C, embora Paltrow não tenha divulgado o valor da empresa.
Em 2018, a Goop disse que a estimativa de US$ 250 milhões feita pela companhia de pesquisa e dados financeiros. PitchBook estava errada, mas não disse se era muito alta ou muito baixa. A Goop vendeu alguns itens dignos de atenção ao longo dos anos, incluindo um tapete de yoga de US$ 2.000, velas com aroma de vagina e algemas de ouro 24 quilates.
Kim Kardashian: SKIMS e SKKN
A SKIMS, empresa de roupas, modeladores e underwear fundada por Kim Kardashian, anunciou na última semana que levantou US$ 270 milhões em uma nova rodada de investimento e agora está avaliada em US$ 4 bilhões. A novidade aumentou o patrimônio líquido de Kim Kardashian em estimados US$ 500 milhões.
A empresa, que também vende pijamas e roupas de banho, logo se expandirá para roupas masculinas. E a expectativa é chegar a US$ 750 milhões em vendas este ano. Kim Kardashian também vendeu 20% da empresa KKW Beauty por US$ 200 milhões em 2020, antes da marca ser fechada em 2021. Ela então lançou a SKKN By Kim, uma linha de cuidados com a pele em nove etapas que custa US$ 575, em 2022.
A transação é uma das maiores vendas musicais de 2023. Em janeiro, o rapper Dr. Dre supostamente vendeu uma parte de seus royalties de álbuns solo, seu trabalho com a NWA e outras fontes de renda musical por mais de US$ 200 milhões. Justin Bieber vendeu seus direitos de publicação e royalties de suas gravações master naquele mesmo mês por um valor semelhante.
Perry, de 38 anos, não entrou na lista de 2023 da Forbes das mulheres self-made mais ricas dos Estados Unidos, que foi publicada em junho – embora ela seja certamente uma candidata para o próximo ano. Na época, a Forbes estimou seu patrimônio líquido em menos de US$ 200 milhões, com base em sua renda de turnês, gravações e seu papel como jurada do American Idol. (O mínimo para entrar na lista de 2023 era de US$ 225 milhões).
Com seu patrimônio líquido aumentado, ela se juntaria a outras artistas ricas, incluindo Rihanna, Taylor Swift, Madonna, Beyoncé, Celine Dion, Dolly Parton e Barbra Streisand. Os representantes de Perry não responderam ao pedido de comentários da Forbes.
Trajetória
Perry entrou no cenário musical em 2008 com seu single de estreia “I Kissed A Girl”. A música alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, onde permaneceu por sete semanas. Oito outros sucessos de Perry também alcançaram o primeiro lugar, incluindo “California Gurls”, “E.T” e “Firework”.
Em 2015, ela foi capa da Forbes como a terceira artista mais bem paga daquele ano. Tendo arrecadado US$ 135 milhões antes dos impostos, ela ganhou mais do que Taylor Swift, Rihanna e Miley Cyrus juntas. Nesse mesmo ano ela se apresentou no intervalo do Super Bowl.
Leia também:
- Katy Perry vende direitos musicais por US$ 225 milhões
- Beyoncé usa design da brasileira Patricia Bonaldi na Renaissance Tour
- Coco Gauff ganha US$ 3 milhões com vitória no US Open aos 19 anos
“Estou orgulhosa de minha posição como chefe, como pessoa que dirige minha própria empresa”, disse Perry à Forbes na época. “Eu não quero fugir disso. Na verdade, eu quero agarrar a oportunidade.”
Em 2019, a Forbes nomeou Perry a 9ª cantora mais bem paga da década, com uma renda estimada em US$ 530 milhões.
O patrimônio líquido da artista é composto principalmente por dinheiro de sua carreira musical e ganhos com turnês. Em 2018, Perry se juntou ao renascimento do American Idol na ABC como jurada. Ela retornará para sua sétima temporada da competição, onde supostamente ganhará US$ 25 milhões, em 2024. “Estou muito orgulhosa de que, como mulher, fui paga praticamente mais do que qualquer cara que esteve naquele programa.”
Desde 2021, Perry também teve uma residência no Resorts World em Las Vegas, parceria que lhe rendeu US$ 168 milhões por 32 shows e terminará em novembro. A cantora, que é casada com o ator Orlando Bloom, também possui uma marca de calçados, Katy Perry Collections e uma marca de bebidas não alcoólicas, De Soi.
A venda do catálogo de Perry não significa que ela parou de fazer música para sempre – embora ela não lance um álbum desde Smile, de 2020. “Estou sempre escrevendo”, ela disse recentemente ao Good Morning America. “Acho que o que é realmente importante para mim é celebrar o mundo que tenho que construir com todas essas músicas maravilhosas e ser responsável pela vida de uma criança de três anos. Eu voltarei, mas antes preciso me acertar.”
Sobre a Litmus Music
A Litmus, que foi fundada em agosto de 2022 pelos veteranos da indústria musical Hank Forsyth e Dan McCarroll, com US$ 500 milhões do Carlyle Group e não perdeu tempo comprando direitos musicais. Em agosto, Litmus comprou os direitos do catálogo do astro country Keith Urban e em junho, o produtor musical Benny Bianco vendeu o domínio de seus sucessos – que incluem canções com Rihanna, Justin Bieber e Camila Cabello – para Litmus. Representantes da companhia se recusaram a comentar à Forbes os detalhes da venda de Perry.