Os consumidores raramente pensam em quem processa seus pagamentos na finalização da compra. Quer esteja sendo tratado nos servidores de um banco ou nas soluções na nuvem de uma fintech, o processo só precisa ser rápido e seguro. No entanto, está ocorrendo uma batalha para controlar essa tecnologia nos Estados Unidos. As vendas no comércio eletrônico nos EUA movimentam bilhões, e uma boa parcela desse dinheiro fluiu para dezenas de empresas de processamento de pagamentos.
Entre elas, o PayPal. Com receitas de US$ 27,5 bilhões em 2022, é um gigante do setor. Seu novo CEO, Alex Chriss, 46 anos, tomou posse em setembro. Ele assumiu o comando de uma empresa que havia adotado uma estratégia arriscada de preços baixos em 2022. O PayPal começou a reduzir as tarifas de serviços da subsidiária Braintree, um serviço de “white label” que permite que empresas aceitem pagamentos em cartões de débito e crédito.
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A empresa de pesquisa MoffetNathanson estima que a receita da Braintree cresceu 38%, subindo de US$ 6,2 bilhões em 2021 para US$ 8,4 bilhões em 2022 e representando 30% da receita líquida total do PayPal. Os negócios com marca PayPal cresceram apenas 5% em 2022. “O PayPal estava fazendo algo para estimular esse crescimento e provavelmente estava desistindo dos preços”, diz Chris Donat, líder de pesquisa de fintech e pagamentos da BWG Strategy.
Preços baixos
O PayPal está tentando conquistar mercado atacando concorrentes como a processadora holandesa Adyen e a fintech Stripe. A vantagem do PayPal é oferecer vários serviços, como processamento e carteira digital, entre outros. Ela está tentando atrair varejistas oferecendo preços mais baixos nos serviços da Braintree para vender produtos mais lucrativos, como crédito ou pagamentos do PayPal, que ajudam empresas como o Uber a pagar seus motoristas.
A margem de lucro bruto da Braintree oscilou em torno de 28% em 2021, mas caiu para 23% em 2022 devido aos preços baixos. Essa estratégia foi tentada pelo ex-CEO Dan Schulman, 65 anos, que assumiu o comando do PayPal em 2015, pouco antes de a empresa se separar do mercado online eBay. Três anos depois, o eBay mudou para a Adyen como seu principal processador de pagamentos.
A medida equivalia a uma declaração de guerra entre as fintechs. Schulman, determinado a expandir a presença do PayPal, adquiriu a empresa de pagamentos móveis iZettle e pagou US$ 4 bilhões pela plataforma de recompensas Honey. No segundo trimestre de 2022, Schulman começou a reduzir os preços dos serviços da Braintree Services. Ele deixou o cargo em setembro, mas permanece no conselho.
Chriss chega ao PayPal após 19 anos na Intuit, onde liderou o esforço da empresa para se tornar líder na venda de produtos como Quickbooks para sua vasta base de clientes de pequenas empresas e empreendedores autônomos. Antes da Intuit, Chriss fundou o CollegeWeb, que ele criou enquanto era estudante de graduação na Tufts University e vendeu perto do pico da bolha ponto com em 1999.
Margens apertadas
O negócio de processamento de pagamentos prospera com pequenas porcentagens. Em 2022, o PayPal faturou US$ 27,5 bilhões ou 2% do US$ 1,36 trilhão em transações que processou. A concorrente Adyen faturou US$ 1,4 bilhão, ou 0,17% dos US$ 815 bilhões processados. A Stripe teve receitas de US$ 3,2 bilhões, cobrando uma tarifa média de 0,39% dos US$ 817 bilhões processados. A Adyen serve empresas globais como o McDonalds. A Stripe começou atendendo pequenas empresas digitais, mas mudou para o mercado de luxo. E o PayPal atende varejistas médios como Casper, Poshmark e Krispy Kreme.
A desaceleração nos gastos com comércio eletrônico pós-pandemia pressionou as três empresas para manter o crescimento da era do coronavírus, que havia empolgado os investidores. Em 2020, as ações do PayPal e da Adyen subiram 116% e 173%, respectivamente. Este ano, elas caíram 19% e 47%.
Negócios internacionais
A concorrência entre os processadores intensificou-se à medida que a Adyen pressiona por uma fatia maior do mercado americano. Seu ponto forte é a adaptação às necessidades e preferências de diferentes instituições financeiras. Os maiores varejistas costumam usar vários processadores. Eles podem contar com a Adyen para processamento internacional e combinar provedores como Braintree, Stripe ou outros para o mercado americano. A Adyen está tentando usar sua vantagem internacional para conquistar mais negócios nos EUA.
“Começamos ajudando grandes clientes dos EUA em suas transações internacionais e, com o tempo, conseguimos atendê-los também no mercado interno”, disse o diretor financeiro da Adyen, Ethan Tandowsky, na conferência Goldman Sachs Communicopia & Technology, em setembro.
Os preços reduzidos de Braintree parecem ter desequilibrado a empresa europeia. No mês passado, a Adyen relatou lucros medíocres, o que fez com que suas ações despencassem quase 40%. O crescimento da receita desacelerou para 21% ano a ano, abaixo dos 37% do ano anterior. Pieter van der Does, cofundador e CEO da empresa, atribuiu a desaceleração às taxas de juros mais altas que levaram os clientes a alternativas de processamento mais baratas. Ele acrescentou que a empresa planeja manter seus preços estáveis. “Poderíamos nos juntar à luta pelos preços. Não achamos que essa seja a estratégia certa”, disse ele.
O risco que o PayPal corre ao cortar taxas de processamento está desencadeando uma corrida para o fundo do poço. Se as três empresas decidissem reduzir os preços, todas sofreriam impactos nos seus resultados financeiros, embora isso pudesse ter um impacto menor no PayPal, dado o seu conjunto mais amplo de produtos disponíveis para venda cruzada. Outro risco para Chriss é que os clientes fiquem só com a Braintree e não comprem mais nenhum produto PayPal.
Outro ponto de pressão do PayPal é a concorrência do Apple Pay. Ele se tornou um concorrente formidável. O número de usuários no mundo cresceu de 507 milhões em 2020 para 700 milhões em 2022. Em abril, o PayPal adicionou o Apple Pay como opção de pagamento para seu produto de checkout para pequenas e médias empresas, provavelmente curvando-se à demanda dos varejistas.
Concorrência agressiva
O PayPal é um concorrente agressivo. Em 5 de outubro, uma ação coletiva movida argumenta que empresa adotou práticas anticompetitivas para impedir que os varejistas direcionassem os clientes para botões de pagamento potencialmente mais baratos. Embora o PayPal tenha reduzido os preços no processamento empresarial, ele cobra uma das taxas mais altas do setor para o negócio de checkout com um clique, 3,49% por transação online. Os varejistas normalmente estão dispostos a pagar para ter acesso aos 400 milhões de clientes consumidores do PayPal. No entanto, segundo o processo, para aceitar o PayPal eles têm de assinar um acordo que os proíbe de oferecer descontos em outros meios de pagamento.
O processo contra o PayPal é semelhante ao processo antitruste de 2010 movido pelo Departamento de Justiça contra Visa e Mastercard. No acordo, Visa e Mastercard permitiram que os varejistas oferecessem descontos aos consumidores caso utilizassem formas de pagamento mais baratas. “O PayPal continua a colocar nossos clientes em primeiro lugar em tudo o que fazemos e levamos essa responsabilidade a sério”, disse um porta-voz do PayPal.
As pressões competitivas de opções de pagamento alternativas, como o Apple Pay, forçaram o PayPal a se preparar para uma guerra em duas frentes, tanto no lado com marca como sem marca do negócio de pagamentos, num esforço para manter a sua posição no topo da indústria.
Marketplaces
Um dos campos de batalha mais acirrados para PayPal, Adyen e Stripe é sobre o volume de processamento de marketplaces como Shopify, eBay, Etsy ou Ticketmaster. Elas ajudam uma série de pequenas empresas a vender. O PayPal considera seu PayPal Complete Payments, um produto de checkout para pequenas e médias empresas e plataformas, uma prioridade estratégica.
Da mesma forma, a Adyen promove fortemente seu produto Adyen for Platforms. A Stripe também atende clientes de plataforma, contando com o Shopify como um de seus maiores clientes. “É esse conjunto de literalmente cerca de 25 clientes que geram enormes volumes que todos esses três participantes decidiram nos últimos anos que desejam atender”, diz Ellis. “Esse segmento específico é extremamente competitivo.”