Empreender não é um trabalho simples, mas não é por isso que os brasileiros deixam de tentar. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizada pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), 67% da população adulta do país está envolvida com empreendedorismo. Em números absolutos, isso significa que 93 milhões de habitantes já têm um negócio, estão em vias de ou desejam abrir algo próprio no período de três anos.
Com o dinheiro mais caro em função da alta taxa de juros no país e a inflação ainda persistente, o empreendedor precisa fazer a lição de casa e se proteger dos desafios da melhor forma possível para buscar o sucesso no curto, médio e longo prazo.
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Pensando nisso, em homenagem ao Dia do Empreendedor, a Forbes conversou com cinco empresários especialistas no assunto, que começaram seus projetos do zero e atingiram o sucesso (apesar dos tropeços no meio do caminho). Confira:
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Divulgação José Carlos Semenzato, presidente do Conselho da SMZTO
Conselhos aos empreendedores
Na visão de Semenzato, o maior desafio de sua vida foi ter a coragem de deixar o mercado de trabalho convencional, com vínculo CLT, e encarar os riscos do projeto não dar certo.
Para ele, o melhor conselho para quem está começando a empreender é evitar se aventurar em um negócio de carreira solo. “Existem oportunidades para empreender por meio de marcas e segmentos amplamente testados e consolidados no mercado. Isso reduz 75% do risco, deixando apenas os 25% restantes dependentes do esforço e disciplina do franqueado em seguir os manuais operacionais da franqueadora para alcançar o sucesso”, afirma.
Isso não quer dizer que não haja oportunidades para carreira solo. Porém, em sua visão, elas exigem pesquisa de mercado, seleção de local de acordo com o público-alvo, precificação, contratação, treinamento, divulgação no mercado e um alto padrão de qualidade na entrega para fidelizar e manter clientes recorrentes. “Sem dúvida, o desafio e o risco aqui aumentam significativamente”, complementa.
Trajetória
José Carlos Semenzato é um empreendedor serial, que começou sua jornada aos 13 anos vendendo coxinhas no interior de São Paulo. Aos 19, ele fundou a Microlins, empresa de educação profissionalizante que chegou a ter 700 unidades e foi vendida em 2010 para o Grupo Multi.
De lá para cá, o empresário criou o Grupo SMZTO, fundo brasileiro de private equity especializado em franquias. A empresa tem em seu portfólio 15 marcas consagradas como Espaçolaser, Instituto Embelleze, OdontoCompany, Oral Sin, Orthodontic, Oakberry, Petlove, HCC Energia, Terça da Serra, L’Entrecôte de Paris, Instituto Gourmet, Gua.Co, Greenjoy, Nanica, Peça Rara e Yungas, dentre outros projetos.
Em 2022, a SMZTO atingiu o faturamento de R$ 7 bilhões e prevê, para 2023, chegar à marca de R$ 8 bilhões.
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Divulgação/Caue Diniz Sérgio Zimerman, fundador e CEO da Petz (PETZ3)
Conselhos aos empreendedores
O fundador da Petz afirma que seu começo não foi simples. Para ele, faltava formação e conhecimento para entender no que estava investindo seu tempo, mas o impulso do risco o ajudou a sair da inércia.
Em sua visão, um empreendedor precisa saber o mínimo sobre educação financeira, ter noção de conceito necessários para montar um negócio e entender minimamente sobre como desenvolver um plano para a sua empreitada. “Esse conhecimento pode ajudar a amenizar as surpresas que aparecem ao longo do caminho”, afirma.
Além disso, ele acredita que é necessário para todo empreendedor, independentemente do seu setor ou atuação, saber na ponta da língua o motivo que leva o consumidor a comprar o seu produto ou consumir seu serviço. “Qual é o seu diferencial competitivo? Se você não sabe, provavelmente você não tem um bom produto ou serviço para oferecer”, diz.
Trajetória
Formado em Administração pela UNIP (Universidade Paulista), com cursos de extensão realizados na Europa e nos Estados Unidos e MBA em Varejo pela FIA-USP, exerceu sua veia empreendedora desde cedo, montando uma série de negócios próprios em diversos setores, de confecção de roupas a atacado de bebidas.
O empresário fundou a Petz em 2022 e em 2013, fechou parceria com o fundo de private equity Warburg Pincus, que adquiriu participação na companhia.A partir deste momento, além de CEO, Zimerman se tornou membro do Conselho de Administração da empresa. Em setembro de 2020, a Petz tornou-se a primeira empresa do setor com capital aberto. Hoje, a rede de petshops é a maior do país, com mais 230 lojas, e um faturamento anual de R$ 2,8 bilhões, em 2022.
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Victor Affaro Nizan Guanaes, CEO da N.ideias
Conselhos aos empreendedores
Para Guanaes, não adianta medir os erros do passado com os olhos do presente. Apesar dos desafios, as épocas mudam, a cabeça muda e não existe essa comparação. Desta forma, ao pensar no presente, ele acredita que o ponto principal é ter muito foco.
“Menos é mais. Não planeje nada além de um horizonte de três anos. Tenha visão de empresa e foque em cultura, cultura, cultura”, afirma o empresário.
Trajetória
CEO da N.ideias e empreendedor, Nizan Guanaes é estrategista das maiores marcas do Brasil. Depois de criar e liderar as agências mais premiadas do país (DM9 e Africa) e o maior grupo de comunicação (Grupo ABC), Nizan entendeu que, diante de tantas opções para organizações e marcas se comunicarem, o que elas mais precisam hoje é de um estrategista.
Ele compara o seu trabalho ao do Waze, que aponta os melhores caminhos para as empresas chegarem ao destino desejado. Nizan e sua equipe, flexível e multidisciplinar, desenham uma cadeia de táticas que, entremeadas, constroem um posicionamento estratégico para seus clientes.
Embaixador Global da Unesco, Nizan foi apontado como um dos cinco brasileiros mais influentes pelo jornal Financial Times. Hoje, o empresário apoia intensamente o empreendedorismo social brasileiro e investe em startups.
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Divulgação/Vittude Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude
Conselhos aos empreendedores
Para Pimenta, a primeira preocupação deve ser financeira. “Em primeiro lugar, se prepare financeiramente. Eu construí uma reserva financeira desde o meu primeiro emprego, devido à educação financeira que recebi do meu pai, que garantia dois anos de salário para minhas contas pessoais”, afirma. “Dificilmente a Vittude teria sobrevivido sem isso.”
Em sua visão, é preciso se preparar especialmente para os primeiros anos, que são os mais desafiadores. “Sempre considere um dinheiro a mais, para poder lidar com surpresas, como um contexto macroeconômico difícil, ou algo inesperado como a pandemia”, diz.
Pimenta ainda relembra a importância de focar na saúde. “Um aspecto que muitas pessoas não priorizam é garantir a saúde física e mental, para estar o mais produtivo possível nesses anos iniciais de construção do negócio. Isso envolve se alimentar de forma equilibrada, praticar exercícios, dormir pelo menos 7 horas por dia, se hidratar. Novamente indico a terapia para lidar com suas questões pessoais e aprender a gerenciar o estresse dessa fase, que não deve ser subestimado”, complementa.
Trajetória
Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas. Empreendedora, palestrante e produtora de conteúdo sobre saúde mental e bem-estar, foi reconhecida como LinkedIn Top Voice Equilíbrio Vida e Trabalho em 2023 e premiada internacionalmente pela Cartier Women’s Initiative.
Possui formações que contemplam ciência da felicidade e aplicações da psicologia positiva para ambientes de trabalho como The Science of Happiness, da Berkeley University.
A empresa de Pimenta já levantou R$ 40 milhões em investimentos e agregou 24 mil vidas ao cuidado da Vittude.
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Dan Pellicciari Alline Goulart, sócia-diretora da Semente
Conselhos aos empreendedores
Goulart afirma que teria acrescentado mentoria em sua trajetória. “Sem dúvida alguma, teria buscado uma mentora, uma mulher com experiência e relevância, para me apoiar, me ajudar a fazer as perguntas certas para as dúvidas e os desafios que fui encontrando no meu caminho empreendedor”, afirma.
Para ela, a situação das mulheres é particular. “É particularmente difícil em relação à resolução de problemas, confiança nas tomadas de decisão e aos desafios que os ambientes de empreendedorismo enfrentam ao serem majoritariamente masculinos”, diz.
“O que quero dizer como forma de conselho é que formar e participar de grupos de empreendedoras pode ser uma maneira segura, rica e muito gostosa de conseguir apoio emocional e de ampliar conhecimentos técnicos, enquanto expandimos nossas redes, visão e atuação em diferentes espaços. E uma dica que acho importante: estude muito e aplique seus estudos em tudo que puder!”, complementa.
Trajetória
Formada em jornalismo pela PUC-RS, com especialização em comunicação corporativa, e em marketing, empreendedorismo e gestão, Alline Goulart, sócia e diretora de Operações da Semente, empresa que desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas.
Na Semente, a executiva é responsável pelas iniciativas de empreendedorismo feminino, construindo soluções de apoio a empreendedoras e lideranças mulheres. A empresa visa contribuir para a evolução de ecossistemas de empreendedorismo, alavancar o empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais e aumentar as competências de inovação em grandes organizações.
José Carlos Semenzato, presidente do Conselho da SMZTO
Conselhos aos empreendedores
Na visão de Semenzato, o maior desafio de sua vida foi ter a coragem de deixar o mercado de trabalho convencional, com vínculo CLT, e encarar os riscos do projeto não dar certo.
Para ele, o melhor conselho para quem está começando a empreender é evitar se aventurar em um negócio de carreira solo. “Existem oportunidades para empreender por meio de marcas e segmentos amplamente testados e consolidados no mercado. Isso reduz 75% do risco, deixando apenas os 25% restantes dependentes do esforço e disciplina do franqueado em seguir os manuais operacionais da franqueadora para alcançar o sucesso”, afirma.
Isso não quer dizer que não haja oportunidades para carreira solo. Porém, em sua visão, elas exigem pesquisa de mercado, seleção de local de acordo com o público-alvo, precificação, contratação, treinamento, divulgação no mercado e um alto padrão de qualidade na entrega para fidelizar e manter clientes recorrentes. “Sem dúvida, o desafio e o risco aqui aumentam significativamente”, complementa.
Trajetória
José Carlos Semenzato é um empreendedor serial, que começou sua jornada aos 13 anos vendendo coxinhas no interior de São Paulo. Aos 19, ele fundou a Microlins, empresa de educação profissionalizante que chegou a ter 700 unidades e foi vendida em 2010 para o Grupo Multi.
De lá para cá, o empresário criou o Grupo SMZTO, fundo brasileiro de private equity especializado em franquias. A empresa tem em seu portfólio 15 marcas consagradas como Espaçolaser, Instituto Embelleze, OdontoCompany, Oral Sin, Orthodontic, Oakberry, Petlove, HCC Energia, Terça da Serra, L’Entrecôte de Paris, Instituto Gourmet, Gua.Co, Greenjoy, Nanica, Peça Rara e Yungas, dentre outros projetos.
Em 2022, a SMZTO atingiu o faturamento de R$ 7 bilhões e prevê, para 2023, chegar à marca de R$ 8 bilhões.