O Ibovespa opera em alta de 0,33% na abertura do pregão de hoje (01), a 113.516 pontos perto das 10h10, horário de Brasília. Neste pregão, os olhos dos investidores estarão 100% atentos às decisões de política monetária, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Em meio a este cenário, o dólar recua 0,33% ante o real por volta das 10h10. A moeda era negociada a R$ 5,0239.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No Brasil, os resultados da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) já são esperados. Os especialistas projetam que as autoridades reduzam a taxa Selic em meio ponto percentual, de 12,75% ao ano para 12,25%. Isso deixaria a Selic apenas meio ponto percentual acima dos 11,75% esperados como taxa terminal para 2023, o que deve ser resolvido na última reunião do Copom deste ano, marcada para dezembro.
O Comunicado do Copom deverá trazer um texto firme contra o desequilíbrio fiscal do governo, risco que aumentou após as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (27), que não foram contestadas pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nos dias que se seguiram.
Por aqui, a produção industrial registrou alta de 0,1% em setembro na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 0,6%. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de queda de 0,1% na variação mensal e de alta de 0,7% na base anual.
Mercados internacionais
Nos Estados Unidos, a decisão desta quarta-feira do Federal Reserve, banco central norte-americano, deve ditar os rumos do mercado.
A projeção é de estabilidade dos Fed Funds, que deverão seguir na faixa entre 5,25% e 5,50%, como esperam 98% dos
profissionais do mercado, segundo os levantamentos mais recentes.
O que o mercado americano espera mesmo é a entrevista coletiva de Jerome Powell, presidente do Fed, em seguida ao anúncio da decisão. Powell, espera-se, vai fornecer algumas indicações para a trajetória dos juros americanos nos próximos meses. Apesar de o Fed vir elevando sistematicamente os juros desde março de 2022, a inflação segue quase que no dobro da meta de 2% e o mercado de trabalho não dá sinais de arrefecimento.
Na Ásia, a atividade industrial do Japão contraiu pelo quinto mês consecutivo em outubro, à medida que a demanda moderada e as pressões inflacionárias pressionaram as empresas.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do au Jibun Bank ficou em 48,7 em outubro, ligeiramente acima dos 48,5 de setembro, mas ainda abaixo do limite de 50,0 pontos que separa o crescimento da contracção.
Na China, a situação não foi diferente. A atividade industrial do país contraiu inesperadamente em outubro, mostrou uma pesquisa privada nesta quarta-feira, levantando questões sobre o estado da frágil recuperação econômica do país no início do quarto trimestre.
Somando-se ao pessimista Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial oficial divulgado na terça-feira, a pesquisa sugeriu que o setor manufatureiro ainda não está em uma base sólida, apesar do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China no terceiro trimestre ter sido melhor que o esperado.
O Hang Seng, de Hong Kong, desvalorizou 0,06%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em queda de 0,44%. Já na China continental, o índice Shanghai ganhou 0,14%; e no Japão, o índice Nikkei recuou 2,41%.
(Com Reuters)