Bom dia. Estamos na terça-feira, 14 de novembro.
Cenários
As atenções do mercado estão voltadas para a inflação americana. Às 10h30 desta terça-feira (14), horário de Brasília, será divulgado o Consumer Price Index (CPI) de outubro. A mediana das estimativas dos investidores é de uma desaceleração da inflação em 12 meses até outubro para 3,3%, ante os 3,7% nos 12 meses até setembro. No caso do “núcleo” do CPI, que exclui os preços mais voláteis de alimentos, energia e combustíveis, a projeção é de uma variação de 4,1%, percentual semelhante ao acumulado em 12 meses até setembro.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Perspectivas
O CPI pode ter uma forte influência sobre os preços dos ativos financeiros, pois a inflação é importante na formação das expectativas. Na quinta-feira (9), Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, declarou que o Fed “não está convencido” de que a inflação americana está controlada, nem que sua queda é suficientemente rápida. Mesmo que as expectativas se confirmem, o “núcleo” do CPI está mais que no dobro da meta de 2% estabelecida para o Fed. Ou seja, uma inflação em alta pode provocar reações de investidores à espera de novas altas nos juros americanos.
Indicadores
- Brasil
Pesquisa Mensal de Serviços (Set)
Esperado: ND
Anterior: – 0,9%
Pesquisa Mensal de Serviços (12M)
Esperado: ND
Anterior: + 0,9%
- Estados Unidos
CPI geral (Out)
Esperado: + 0,1%
Anterior: + 0,4%
CPI geral (12m)
Esperado: 3,3%
Anterior: 3,7%
CPI núcleo (Out)
Esperado: +0,3%
Anterior: +0,3%
CPI núcleo (12m)
Esperado: 4,1%
Anterior: 4,1%