Cuidar de finanças pessoais exige conhecimento, planejamento, controle emocional e visão, mas nem todas as pessoas possuem essa preparação. Para ajudar, a Forbes fez uma lista com quatro livros, tanto para uso próprio como para presentear aquela pessoa que está sempre com as finanças “complicadas”.
A ordem de apresentação foi pensada numa formação de base de como cuidar das finanças, analisar empresas até chegar ao mercado de ações e outros papéis.
-
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
-
Livro 1 – Ganhei um Dinheirinho. O que fazer com ele?
Esta é uma pergunta simples que pode ter uma resposta mais complicada do que se imagina. Gurus dos investimentos, como Warren Buffett, estudam e pesquisam bastante antes de investir seu dinheiro. Para uma criança, a resposta dessa pergunta pode ser ainda mais enigmática.
Para ajudar a responder essa pergunta, além de administrar suas finanças e ajudar a racionalizar impulsos imediatistas, como comprar um chocolate, um brinquedo ou um vídeo game. Este é aquele tipo de conhecimento que faz uma grande diferença por toda a vida de uma pessoa.
Livro 2 – Finanças para iniciantes
Investir sem entender o jargão e ler demonstrações financeiras é como andar no escuro sem lanterna: não se sabe muito bem onde está e muito menos para onde ir.
Elaborada pela Harvard Business Review Press, essa pequena publicação, densa em conteúdo, facilita o entendimento das finanças de uma empresa, como uma lanterna iluminando o caminho.
Ele explica os fundamentos de contabilidade de forma clara e objetiva, apresentando os principais termos e conceitos da área.
Entre outras coisas, ele ensina a:
- Avaliar a saúde financeira de uma empresa;
- Entender demonstrações financeiras;
- Pesar custos e benefícios antes de comprometer recursos em um projeto;
- Ponderar os riscos ao tomar decisões;
-
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Livro 3 – A Psicologia Financeira
A forma se lida com o dinheiro — finanças pessoais, investimentos, decisões de negócios — costuma ser explicada como um campo puramente matemático. Nele dados e fórmulas nos dizem o que fazer. Porém grandes decisões monetárias não são tomadas diante de uma planilha, mas durante jantares com a família e reuniões com os colegas de trabalho.
Além disso, cada decisão é um reflexo da história pessoal, conhecimentos e das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo que a tomou.
Abordando a gestão financeira de maneira inédita, Morgan Housel apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca do maior objetivo de todos nós: a felicidade.
Livro 4 – Trader ou Investidor
Nos últimos cinco anos, o número de brasileiros operando na Bolsa de Valores teve um crescimento espantoso. Passaram de 500 mil em 2017 para mais de 4 milhões em 2022. Infelizmente, porém, a maioria das pessoas, em vez de lucrar, acaba perdendo o que investiu ou ficando praticamente no zero a zero.
Na Bolsa de Valores, operações de compra e venda de ações realizadas por pessoas físicas costumam apresentar desempenho pior do que se tivessem sido feitas de modo aleatório.
Os economistas Bruno Giovannetti e Fernando Chague desenvolveram um trabalho pioneiro sobre a natureza dos equívocos que as pessoas físicas cometem ao começar a investir.
No resultado dessa pesquisa, há gráficos e exemplos como os investidores, iniciantes ou experientes, podem aumentar a chance de sucesso.