Halsey gosta de ter uma imagem imprevisível. Em 2015, logo depois de lançar seu primeiro álbum “Badlands”, estava cansada de todos se referirem a ela como “a cantora de cabelo azul”. Então raspou a cabeça e assumiu como missão mudar constantemente seu visual.
Além do cabelo, a maquiagem é a essência da sua personalidade camaleônica. “Eu faço minha própria maquiagem e comecei por necessidade”, diz Halsey, nome artístico de Ashley Nicolette Frangipane. “Eu tinha uma motivação real para criar produtos que funcionassem para mim e que eu não conseguisse encontrar no mercado”, afirma a empreendedora, que fundou a about-face em 2021.
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A cantora indicada ao Grammy apareceu na lista 30 Under 30 da Forbes USA de 2016 na categoria música e se apresentou no Under 30 Summit deste ano em Cleveland, nos EUA.
Empresária do ramo de maquiagem
A paixão e experiência com a maquiagem levaram as veteranas da indústria da beleza Jeanne Chavez e Dineh Mohajer – que fundaram há três décadas a Hard Candy, uma conhecida marca de cosméticos – a abordar Halsey em 2019 sobre a criação de uma linha própria.
Desde o lançamento em janeiro de 2021, a about-face, marca de clean beauty com produtos veganos, vendeu mais de 5 milhões de produtos. A empresa arrecadou US$ 50 milhões em receitas em 2022, segundo Halsey.
Conhecida por produtos como o best-seller “Matte Fluid Eye Paint”, uma sombra líquida com diversos tons, a about-face tem como alvo a Geração Z e é vendida diretamente aos consumidores por meio de seu site e nas lojas da varejista de beleza Ulta nos EUA.
A acessibilidade é essencial para esse grupo demográfico e os preços dos produtos variam de US$ 7 a US$ 18. A cantora também tem uma linha irmã mais barata chamada “af94” que lançou com o Walmart no ano passado. Todos os produtos af94 custam menos de US$ 10.
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Mercado competitivo e em expansão
É um mercado competitivo, cheio de marcas de nomes conhecidos como Selena Gomez (Rare Beauty), Hailey Bieber (Rhode Beauty) e Kylie Jenner (Kylie Cosmetics). Mas até agora parece haver espaço suficiente para todas.
De outubro de 2022 a outubro de 2023, as cerca de 40 marcas de beleza de celebridades estudadas pela Nielsen IQ ultrapassaram US$ 1 bilhão em vendas anuais – um aumento de 57% em relação ao ano anterior, afirma Anna Mayo, vice-presidente de liderança em beleza e cuidados pessoais da Nielsen IQ. Enquanto isso, a indústria geral nos EUA cresceu apenas 11,7% de agosto de 2022 a agosto de 2023. “Sou jovem o suficiente para me envolver com a mídia e estar nos espaços onde estão os consumidores jovens”, diz a cantora. “Mas tenho idade e experiência suficientes para administrar meu negócio com eficácia.”
Início da carreira de Halsey
Halsey cresceu viajando entre cidades de Nova Jersey enquanto seus pais se mudavam para trabalhar. Antes de iniciar o ensino médio, morou em nove casas diferentes e frequentou muitas escolas.
Essa falta de raízes fez com que se sentisse sozinha. Ao mesmo tempo, os hobbies proporcionavam conforto: teatro, leitura, pintura e a música. Foi só em 2013, quando ela tinha 18 anos e conheceu o aspirante a músico Anthony Li (um de seus agora empresários e também Forbes Under 30), que ela contou a alguém que cantava.
Mais tarde naquele ano, Li se reconectou com Halsey para perguntar se ela cantaria em um comercial de iogurte que ele queria fazer. O anúncio não deu certo, mas enquanto trabalhavam juntos, ela acabou escrevendo e gravando sua primeira música, “Ghost”. “Se ele tivesse dito que precisava de uma modelo ou uma fotógrafa, eu teria me comprometido a ser isso. Eu só queria fazer algo e ser algo”, diz ela.
Em 2014, eles subiram a música na plataforma TuneCore e em outros sites. Foi um sucesso instantâneo, alcançando rapidamente a categoria alternativa do SoundCloud. Nesse mesmo ano, assinaram com a primeira gravadora, a Astralwerks, com sede em Nova York.
Com a nova carreira, Halsey precisava de uma maquiagem que resistisse a situações extremas, como suar no palco ou ficar sob as luzes fortes do tapete vermelho. Experimentou de tudo no mercado, mas nada era bom o suficiente. Até que começou a preparar seus próprios produtos. Até hoje, Halsey faz sua própria maquiagem, além de inventar novos cosméticos e escolher os tons e nomes, assumindo o cargo de diretora de criação da empresa. “Isso ocupa tanto tempo quanto a música”, diz.
O marketing é essencial nesse ramo da maquiagem e em sua conta no Instagram, com quase 32 milhões de seguidores, ela fala constantemente da marca e dos seus princípios de inclusão e ingredientes limpos. “O fato de a about-face ter seu próprio químico significa que eles estão realmente comprometidos com as fórmulas e trazendo algo único para o mercado”, diz Mayo, da Nielsen IQ.
A seguir, ela planeja a expansão internacional da marca. Em 2024, a about-face será lançada em lojas físicas europeias, incluindo a Selfridges, com sede em Londres, e o luxuoso salão de beleza SpaceNK.
A marca também lançará uma nova linha de produtos para a pele no próximo ano. E em janeiro, a af94 expandirá seu acordo exclusivo com o Walmart para 350 lojas da Ulta.
A base de fãs de Halsey atualmente representa uma parcela significativa dos clientes, mas à medida que cresce, o objetivo é que a marca seja capaz de se manter por conta própria. “Descubro cada vez mais que muitas pessoas amam os produtos e ou não sabem que é a minha marca ou nem sabem quem diabos eu sou”, diz Halsey. “Isso é o que eu quero.”
Veja outras celebridades que criaram negócios de sucesso
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Kim Kardashian: SKIMS e SKKN
A SKIMS, empresa de roupas, modeladores e underwear fundada por Kim Kardashian, anunciou na última semana que levantou US$ 270 milhões em uma nova rodada de investimento e agora está avaliada em US$ 4 bilhões. A novidade aumentou o patrimônio líquido de Kim Kardashian em estimados US$ 500 milhões.
A empresa, que também vende pijamas e roupas de banho, logo se expandirá para roupas masculinas. E a expectativa é chegar a US$ 750 milhões em vendas este ano. Kim Kardashian também vendeu 20% da empresa KKW Beauty por US$ 200 milhões em 2020, antes da marca ser fechada em 2021. Ela então lançou a SKKN By Kim, uma linha de cuidados com a pele em nove etapas que custa US$ 575, em 2022.
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Getty Images/Fenty Beauty Rihanna: Fenty Beauty e Savage X Fenty
Robyn Fenty, conhecida mundialmente como Rihanna, alcançou o status de bilionária em 2021 graças ao sucesso de suas duas grandes empresas, Fenty Beauty e Savage x Fenty.
A marca de maquiagem Fenty Beauty valia US$ 2,8 bilhões, uma estimativa conservadora, em 2021, segundo a Forbes, Rihanna possui 50% da empresa e 30% da Savage x Fenty, que vale cerca de US$ 1 bilhão.
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Selena Gomez: Rare Beauty
Uma das marcas mais populares do mercado de cosméticos, a Rare Beauty é a companhia da atriz e cantora Selena Gomez. A empresa conquistou as redes sociais e seus produtos esgotaram no dia do lançamento.
Em 2020, Gomez prometeu levantar US$ 100 milhões nos próximos 10 anos para ajudar a resolver problemas nos serviços de saúde mental por meio do Rare Impact Fund. A Rare Beauty nunca confirmou sua avaliação, mas em 2022 vendeu 3,1 milhões de unidades de blush a US$ 23 cada, o que significa que apenas um produto gerou US$ 70 milhões em receita, segundo a Bloomberg. A expectativa é que as vendas tripliquem este ano e Gomez pode se juntar ao clube das celebridades bilionárias.
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Kylie Jenner: Kylie Cosmetics
Kylie Jenner, a mais jovem do império Kardashian/Jenner, vendeu 51% de sua empresa Kylie Cosmetics para a multinacional de cosméticos Coty, Inc. em janeiro de 2020 por US$ 600 milhões. Ela ainda possui cerca de 44% da Kylie Cosmetics, que começou em 2015 com um investimento de US$ 250 mil em uma linha de kits para lábios.
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Jessica Alba: The Honest Company
Jessica Alba abriu o capital da sua marca de produtos “limpos e naturais” em 2021, e na época foi avaliada entre US$ 1,4 bilhão e US$ 1,7 bilhão. Seus populares produtos incluem fraldas e lenços umedecidos para bebês, sabão em pó e maquiagem. A oferta pública veio depois de anos de ações judiciais e aumento da concorrência, e a empresa recentemente disse que teria que aumentar os preços em meio a perdas crescentes.
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Getty Images Gwyneth Paltrow: Goop
Gwyneth Paltrow fundou a marca de lifestyle Goop em 2008 e, 10 anos depois, recebeu US$ 50 milhões em financiamento da série C, embora Paltrow não tenha divulgado o valor da empresa.
Em 2018, a Goop disse que a estimativa de US$ 250 milhões feita pela companhia de pesquisa e dados financeiros. PitchBook estava errada, mas não disse se era muito alta ou muito baixa. A Goop vendeu alguns itens dignos de atenção ao longo dos anos, incluindo um tapete de yoga de US$ 2.000, velas com aroma de vagina e algemas de ouro 24 quilates.
Kim Kardashian: SKIMS e SKKN
A SKIMS, empresa de roupas, modeladores e underwear fundada por Kim Kardashian, anunciou na última semana que levantou US$ 270 milhões em uma nova rodada de investimento e agora está avaliada em US$ 4 bilhões. A novidade aumentou o patrimônio líquido de Kim Kardashian em estimados US$ 500 milhões.
A empresa, que também vende pijamas e roupas de banho, logo se expandirá para roupas masculinas. E a expectativa é chegar a US$ 750 milhões em vendas este ano. Kim Kardashian também vendeu 20% da empresa KKW Beauty por US$ 200 milhões em 2020, antes da marca ser fechada em 2021. Ela então lançou a SKKN By Kim, uma linha de cuidados com a pele em nove etapas que custa US$ 575, em 2022.
(traduzido por Fernanda de Almeida)