Fundador do Grupo SMZTO, private equity que investe em franquias como Espaçolaser e Oakberry, José Carlos Semenzato defende esse modelo como uma boa alternativa para os empreendedores iniciantes. As franquias permitem investir em um negócio consolidado e têm o suporte da franqueadora. No entanto, a atitude do empreendedor conta muito. Semenzato listou dez recomendações para aumentar a probabilidade de sucesso do franqueado iniciante:
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
1) Faça a lição de casa antes de assinar qualquer contrato
Antes de fechar negócio, o investidor deve fazer sua lição de casa. Escrever um plano de negócios e visitar franqueados novos e experientes. Em tese, o franqueador investiu tempo e dinheiro desenvolvendo a franquia. Porém, se os franqueados não estão satisfeitos, isso é um sinal de alerta.
2) Não dê passos maiores que a perna
O candidato precisa ter capital suficiente para executar o plano de negócios. Neste ponto, não pode haver improviso. Capital insuficiente é um erro fatal.
3) Invista onde você tem afinidade
Afinidade é o primeiro ponto a ser analisado é a afinidade do candidato com o ramo do negócio. Se você não gosta de trabalhar aos finais de semana e feriados, uma franquia que funcione em shoppings não é para você.
4) Se esforce: metade do sucesso depende de você
Em geral, quando um negócio se torna franquia ele está consolidado. Esse esforço do franqueador faz com que o franqueado tenha, na largada, 50% de chances de sucesso. Os 50% restantes dependem do seu empenho e de sua equipe na aplicação de todos os manuais recomendados pela marca.
5) Tenha dedicação e disciplina
Outro aspecto a considerar é capacidade de o empreendedor seguir os manuais operacionais da franquia. Parece simples, mas muitos candidatos não possuem a disciplina de abraçar fielmente o que o franqueador recomenda. Assim, tentam criar novos modelos de gestão do negócio, para depois descobrirem que o segredo estava no know-how que foi negligenciado.
6) Busque a excelência
O empreendedor ter a noção de que precisa perseguir a perfeição em tudo o que fizer. Em qualquer área – e não apenas no empreendedorismo –, quem sonha em vencer precisa, permanentemente, buscar a excelência.
7) Dividir para multiplicar
Quando fundou a rede de cursos profissionalizantes Microlins, mesmo sem conhecer o mundo do franchising, Semenzato se uniu a alguns sócios já no primeiro ano do negócio. “Intuitivamente, algo me dizia que a ideia de dividir as responsabilidades e colocar mais pessoas para sonharem a missão da empresa facilitaria a minha jornada”, diz ele.
8) Forme equipes com pessoas melhores que você
A maioria dos empreendedores bem-sucedidos reluta em formar novos líderes e transmitir conhecimentos. Isso não aparelha os talentos para assumirem papéis relevantes nas organizações.
9) Nunca se acomode
Engana-se quem acredita que donos de negócios consolidados e pujantes, mesmo que sejam franqueados, podem acomodar-se com tudo o que já tenham eventualmente conquistado. À medida que os desafios e metas forem sendo atingidos, estabeleça novos alvos.
10) Mantenha a mente aberta e seja alegre
A disposição para abraçar as novidades faz parte do DNA do empreendedor de sucesso. É preciso adaptar-se em tempo real às novas exigências do mercado. E, finalmente, diz Semenzato, “ninguém vende nada com tristeza. Então, a primeira coisa a se fazer quando se sai de casa é abrir um sorriso. Ser feliz é o primeiro requisito para alguém se tornar um grande vendedor.”