O banco Safra anunciou, na noite da terça-feira (6) a aquisição da empresa de gestão de patrimônio e assessoria Guide Investimentos, que pertencia ao conglomerado chinês Fosun, por um valor não divulgado.
No comunicado em que anunciou a aquisição, o Safra informou que seu objetivo é “acelerar o crescimento da Guide em todas as áreas de atuação, contribuindo com capital, expertise e ampliando a oferta de produtos e serviços para os clientes.”
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O total de ativos sob gestão da Guide é estimado em R$ 20 bilhões. Segundo o Safra, a aquisição “reforça sua presença nos segmentos de escritórios de assessoria de investimento, onde a Guide é a quarta maior operação do mercado, enquanto o Safra Invest ocupa a terceira posição”, e também avança nas atividades de gestão de fortunas (wealth management) e corretora institucional.
Fundada há cerca de dez anos como uma plataforma de distribuição de ativos financeiros, o controle da Guide foi adquirido em 2018 pelo grupo chinês Fosun, que comprou 70% do capital e se tornou sócio da gestora Rio Bravo.
Leia mais:
- Banco Safra tenta impedir recuperação judicial da Americanas
- Banco Safra conclui aquisição do conglomerado financeiro Alfa
- Banco Safra lança serviço exclusivo para investidores de alta renda
Os novos controladores apostaram no crescimento inorgânico, com aquisições de corretoras muito tradicionais no mercado: Magliano, Pavarini, SLW, Piccioni, Geraldo Correa e SimPaul. O Fosun investiu cerca de R$ 450 milhões para escalar a operação. No entanto, há cerca de um ano o grupo chinês vem buscando comprador.
Aquisições
Essa é a maior aquisição da história do Safra no varejo. O tradicional banco familiar vinha fazendo compras nas áreas institucional e de atacado. Em novembro de 2022 foram fechados dois negócios. A aquisição do conglomerado financeiro Alfa, que havia sido fundado pelo banqueir Aloisio Faria (1920-2020), fundador do Banco Real. E a compra das operações brasileiras do banco francês Crédit Agricole Indosuez.
A aquisição da Guide permitirá ao Safra disputar mercado com os líderes XP e BTG Pactual, que operam as plataformas de investimento mais bem-sucedidas. Em outubro de 2020 o Safra lançou uma conta digital, a AgZero (de “agência zero”), mas a iniciativa foi descontinuada em março de 2023 com o lançamento da conta digital Safra One.
No comunicado da terça-feira, o Safra informou que contou com a assessoria financeira do Banco J. Safra e assessoria legal do Spinelli Advogados e do Vieira Rezende Advogados. O Fosun contou com a assessoria legal do Pinheiro Neto Advogados.