O Itaú Unibanco registrou resultado recorrente de R$ 35,6 bilhões em 2023, alta de 15,7% em relação ao ano anterior, e retorno recorrente sobre o patrimônio líquido (ROE) médio anualizado de 21,0%.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Segundo o banco, entre os fatores que mais influenciaram o resultado estão o crescimento da carteira de crédito e a maior margem com passivos. Com isso, houve crescimento na margem financeira com clientes. Também contribuiu para os resultados o aumento das receitas de prestação de serviços e seguros, em razão do maior faturamento na atividade de cartões, tanto em emissão quanto em adquirência, além da evolução positiva do resultado com seguros.
A carteira de crédito total cresceu 3,1% ante 2022, atingindo R$ 1,17 trilhão em dezembro de 2023. Na carteira de pessoas físicas, o aumento está relacionado ao crescimento de 13,7% em crédito pessoal, 6,8% em crédito imobiliário e 5,1% em veículos.
A carteira de pessoas jurídicas cresceu 0,5% em 12 meses, com movimentos importantes em crédito rural, imobiliário e BNDES e repasses. O índice de inadimplência acima de 90 dias (NPL 90) atingiu 2,8% em dezembro de 2023, menor valor dos últimos 5 trimestres. Essa redução ocorreu em razão da melhora do indicador no segmento de pessoas físicas no Brasil e reflete a gestão estratégica de riscos do banco.
As receitas de serviços e seguros cresceram 5,3% em 2023 em comparação com 2022, impulsionadas pelo aumento dos ganhos com cartões, tanto em emissão quanto em adquirência, maiores volumes em bancos de investimentos e aumento do resultado de seguros.