Ao comprar um sofá, o cliente muitas vezes se depara com um dilema: será que ele passará pela porta? É esse problema que a startup Sofá na Caixa, lançada pelo empreendedor Forbes Under30 Rubens Stuque, pretende resolver. O móvel é modular e de montagem fácil. Também é entregue em uma caixa compacta, para facilitar o transporte. A inovação agradou. Foram vendidas 100 unidades nas oito primeiras horas após o lançamento, com um faturamento de R$ 1,6 milhão na primeira semana de operação.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A companhia de Stuque, fundador da empresa de móveis para áreas externa Eco Flame Garden, pretende vender 50 mil unidades e faturar R$ 90 milhões no primeiro ano de operação. “Nosso produto foi desenhado para se adaptar a qualquer casa, independentemente do tamanho”, diz Stuque. Os módulos da Sofá na Caixa são vendidos individualmente, podendo formar combinações de até cinco lugares. Cada módulo custa cerca R$ 980 e é possível adquirir um sofá de dois lugares por R$ 1.800.
A estrutura modular facilita a desmontagem e a remontagem, ideal para quem muda de casa com frequência. Segundo Stuque, o design minimalista é compatível com vários estilos de decoração.
Stuque decidiu lançar a empresa visando mudar o varejo de móveis. “Esse segmento erra ao vender produtos que não acompanham as tendências do mercado nem atendem as expectativas dos consumidores”, diz ele. “E os preços aumentam devido à longa cadeia de intermediários”.
A empresa também busca uma abordagem mais sustentável. Os sofás são neutros em carbono, e a companhia está trabalhando para lançar a espuma verde, produzida a partir de recursos renováveis. E está sendo desenvolvida uma linha de sofás biodegradáveis, para facilitar o descarte responsável do móvel. Por suas características – são leves, volumosos e compostos por materiais sem valor de revenda – os sofás causam problemas ambientais graves nas cidades.“Estamos trabalhando para que nossos produtos não deixem uma marca permanente no planeta”, diz Stuque, listado na Forbes Under 30 na categoria Arquitetura, Design e Urbanismo.
Fábrica própria
A Sofá na Caixa possui uma loja em São Paulo (SP) e estabeleceu sua fábrica em Campinas, com centros de distribuição em Salto (SP) e Araranguá (SC). Em breve, ela planeja expandir a rede para oito pontos de distribuição.
A criação de uma fábrica própria foi motivada pela necessidade de repensar o modelo fabril tradicional, pesquisando padrões de consumo e a implementando vendas diretas ao consumidor (D2C).
Leia também:
- Rubens e Mateus: “O mais bonito do empreendedor é contribuir para o mundo”
- 8 características que todo empreendedor precisa ter para atingir o sucesso
- As muitas possibilidades do empreendedorismo
“O maior benefício de ter uma fábrica própria é poder controlar os processos desde o início, passando pelo acabamento final e pela embalagem, até a logística que elimina intermediários”, diz. “Isso permite um controle rigoroso de qualidade e inovação constante.”