A Vale informou nesta quinta-feira (22) que fechou uma parceria com a Anglo American no complexo Minas-Rio, em operação que contará com recursos de minério de ferro da Vale do depósito de Serpentina.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O negócio entre as empresas envolve uma aquisição, pela Vale, de 15% de participação acionária e um desembolso complementar de caixa de US$ 157,5 milhões, sujeito à ajustes da dívida líquida e à variação do capital de giro.
Após a conclusão da transação, prevista para o quarto trimestre deste ano, a Vale receberá sua parcela proporcional da produção do Minas-Rio. A mineradora terá ainda uma opção de compra de mais 15% na operação ampliada de Minas-Rio, mediante desembolso de caixa e ocorrência de eventos relacionados à futura expansão do complexo, como recebimento da licença ambiental.
Minas-Rio é uma operação integrada de minério de ferro com capacidade nominal de produção de pellet feed de alta qualidade de 26,5 milhões de toneladas por ano e com potencial de expansão para até 31 milhões de toneladas na configuração atual.
O depósito da Serra da Serpentina é contínuo ao complexo Minas-Rio e possui recursos estimados em 4,3 bilhões de toneladas.
“A combinação dos dois recursos oferece consideráveis oportunidades de expansão, incluindo o potencial para duplicar a produção, que Anglo American e Vale avaliarão nos termos da transação”, disse a Vale, em comunicado.
O resultado do 4º trimestre de 2023 da Vale está programado para ser divulgado nessa quinta-feira (22), após o fechamento do mercado. Na manhã seguinte, às 11 a.m., ocorrerá a transmissão da