O Walmart deu início nesta terça-feira ao período de divulgação de resultados dos varejistas norte-americanos, apresentando números robustos no quarto trimestre, depois que os consumidores encheram suas lojas. A empresa ainda disse que comprará a fabricante de smart TVs Vizio por 2,3 bilhões de dólares.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
As ações da gigante do varejo subiam 3% nas negociações do pré-mercado, depois que a empresa também apresentou uma previsão otimista de vendas anuais e anunciou um aumento de 9% em seus dividendos, a maior alta em mais de uma década.
A oferta proposta pelo Walmart para comprar a Vizio por 11,50 dólares por ação em dinheiro é outra aposta no negócio de publicidade em rápido crescimento do varejista nos Estados Unidos, onde as vendas de anúncios aumentaram 22% no trimestre encerrado em 31 de janeiro e é um impulsionador de margem maior do que seu negócio tradicional de mercearia.
O acordo também dá ao Walmart acesso ao sistema operacional SmartCast, da Vizio, por meio do qual ele pode obter receita de publicidade oferecendo a seus fornecedores a capacidade de exibir anúncios em dispositivos de streaming. Isso também dá ao Walmart o controle de um quinto do mercado de televisores dos EUA, segundo analistas.
“O acordo faz sentido”, disse Brian Mulberry, gerente de carteira de clientes da Zacks Investment Management, que detém ações do Walmart.
“Não estou nem um pouco surpreso de ver o Walmart querer estar nessa mesma arena competitiva (de publicidade no varejo), devido apenas à grande quantidade de dólares disponíveis”, disse ele.
O preço da oferta é um acréscimo de 47% em relação ao preço de fechamento da Vizio, de 7,82 dólares, em 12 de fevereiro, um dia antes do surgimento dos relatos sobre as negociações do acordo. As ações da Vizio subiam cerca de 15%, a 10,96 dólares, nas negociações de pré-mercado nesta terça-feira.
O Walmart relatou um aumento de 3,9% nas vendas comparáveis, excluindo combustível, para seu quarto trimestre encerrado em 31 de janeiro, em comparação com as estimativas da LSEG de 2,91%. As vendas globais de comércio eletrônico cresceram 23%.
O lucro ajustado do quarto trimestre foi de 1,80 dólar por ação, em comparação com as expectativas de 1,65 dólar por ação.
No final do ano passado, os norte-americanos foram às lojas do Walmart para comprar seus produtos com preços baixos e descontos durante o período de festas de fim de ano. No entanto, os juros ainda altos e o aumento dos aluguéis têm levantado preocupações de que os consumidores continuarão limitados e a recuperação dos gastos será mais lenta do que o esperado anteriormente.
Ainda assim, o Walmart disse que espera que as vendas líquidas consolidadas no ano fiscal de 2025 cresçam entre 3% e 4%, acima das expectativas dos analistas de um aumento de 3,4%.