Bom dia. Estamos na segunda-feira, 11 de março.
Cenários
Nesta semana saem vários índices de inflação. Nesta segunda-feira (11) foi divulgada logo cedo a inflação da primeira quadrissemana de março, calculada pela pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP). Mais tarde a Fundação Getúlio Vargas (FGV) trará a primeira prévia do Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) de março.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida</h3
No entanto, o que mais vai atrair a atenção do mercado é a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, que deve ser divulgado na terça-feira, 12 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Perspectivas
A mediana das expectativas para o IPCA de fevereiro é de uma alta de 0,77%, acima dos 0,42% de janeiro. No entanto, a alta acumulada em 12 meses deverá recuar levemente para 4,44% ante os 4,51% no acumulado de 12 meses até janeiro.
O resultado do IPCA deverá ser de grande influência na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), agendada para os dias 19 e 20 de março. Os comunicados mais recentes do Copom praticamente confirmaram dois cortes de 0,5 ponto percentual nesta reunião e na agendada para maio. No entanto, o mercado ainda quer ter certeza de que o Banco Central (BC) está vendo uma inflação sob controle para seguir com as projeções de redução da Selic para 9,00% até dezembro.
Indicadores
- Brasil
Inflação Fipe (1ª quadris. Março)
Observado: 0,45%
Anterior: 0,46%
- Estados Unidos
Sem indicadores relevantes