O filme “Oppenheimer” foi o grande vencedor do Oscar 2024, conquistando sete estatuetas e obtendo a maior bilheteria em 20 anos. A obra, que arrecadou quase US$ 1 bilhão nos cinemas e retrata a história do físico criador da bomba atômica, ganhou destaque em categorias importantes da 96ª edição do prêmio de cinema, como melhor filme, direção e atuação. Cillian Murphy, o protagonista do longa, foi eleito o melhor ator, Robert Downey Jr. o melhor ator coadjuvante e Christopher Nolan ganhou como melhor diretor.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Além do sucesso na premiação, a obra consolidou Nolan, de 53 anos, como um dos autores mais rentáveis de Hollywood. O diretor é conhecido por criar espetáculos que atrai o público para os cinemas, seja com cenas como a rua de Paris se dobrando sobre si mesma em “A Origem”, a exploração do olho de um buraco negro em “Interestelar”, ou a explosão de uma bomba atômica em “Oppenheimer”.
A Forbes estima que apenas com a bilheteria, vendas do filme em Blu-ray e a licença da primeira janela de streaming de Oppenheimer, Nolan deve ganhar US$ 72 milhões antes de imposto (US$ 85 milhões bruto). Este valor irá aumentar à medida que o filme for revendido para plataformas de streaming e licenciado nos próximos anos.
Leia também:
- Emma Stone: 5 filmes premiados da vencedora do Oscar
- “Oppenheimer” ganha Oscar de melhor filme
- Ryan Gosling, John Cena e os outros momentos mais virais do Oscar 2024
Este é um novo ápice na carreira do diretor que frequentemente é indicado ao Oscar por direção e roteiro. Ele conseguiu produzir um sucesso estrondoso a partir de um filme de três horas, parcialmente filmado em preto e branco, sobre a vida de um físico teórico.
Christopher Nolan e Warner Bros.
Todos os filmes de estúdio que Nolan produziu, desde sua primeira parceria com a Warner Bros. em “Insônia” de 2002 até os dois últimos filmes do Batman – arrecadaram mais de US$ 500 milhões. Esse histórico fez do diretor uma peça fundamental da Warner. No entanto, em 2020, o estúdio anunciou que lançaria todos os seus filmes nos cinemas em sua plataforma de streaming no mesmo dia. O diretor expressou publicamente sua decepção.
“Alguns dos maiores cineastas foram dormir na noite anterior pensando que estavam trabalhando para o melhor estúdio de cinema e acordaram para descobrir que estavam trabalhando para o pior serviço de streaming”, disse ele ao The Hollywood Reporter, acrescentando: “nem eles mesmos entendem o que estão perdendo”.
A perda mais notável, como se constatou, foi Nolan. Quando chegou a hora de vender seu próximo projeto em setembro de 2021, executivos da Paramount, Sony, Universal e Apple foram convocados para o seu escritório em Hollywood Hills para ler o roteiro de “Oppenheimer”.
Nolan exigiu várias pré-condições, incluindo o valor de US$ 200 milhões para o orçamento da produção e marketing, controle criativo total, uma janela de exibição estendida nos cinemas, um período de blackout durante o qual o estúdio não lançaria nada nas semanas antes e depois de seu filme, e 20% do primeiro pagamento bruto. O que significa que ele recebe uma parte de cada centavo que o filme ganha.
A chefe de estúdio da Universal, Donna Langley, concordou com as condições e conseguiu “Oppenheimer”. O filme entrou em produção no início de 2022 e a data de lançamento foi definida para julho de 2023. Mais tarde, a Warner Bros. anunciou que lançaria “Barbie”, no mesmo dia, o que alguns viram como uma resposta direta à saída de Nolan.
A estrela de Barbie, Margot Robbie, revelou que o produtor de Oppenheimer, Chuck Roven, ligou para ela para pedir que o filme fosse movido para uma data de lançamento diferente. “Eu disse, ‘Não vamos mover nossa data. Se vocês estão com medo de competir conosco, então mudem a sua data.”
E assim surgiu “Barbenheimer” – uma pseudo-rivalidade que as equipes de marketing de ambos os lados transformaram em um fenômeno global. Barbie e Oppenheimer tornaram-se o primeiro e terceiro filme de maior bilheteria no mundo em 2023. Oppenheimer arrecadou mais de US$ 957 milhões nas bilheterias, enquanto Barbie ultrapassou os US$ 1,4 bilhão.
Diretor influente
Antes do lançamento de Oppenheimer, Nolan enfatizou a importância de os espectadores assistirem ao filme em telas grandes (IMAX), que coincidentemente oferecem os ingressos mais caros nos cinemas. Essa estratégia provou ser eficaz, pois Oppenheimer se tornou a quarta maior bilheteria em IMAX, acumulando US$ 183,2 milhões, o que representa quase 20% do total arrecadado.
Antes do lançamento em mídia física e sob demanda do filme em novembro, Nolan ressaltou a importância de possuir o filme em Blu-ray, afirmando que era essencial para garantir que “nenhum serviço de streaming malvado pudesse roubá-lo de você”. A Universal relatou que os Blu-rays em 4K se esgotaram em menos de uma semana.
Com o enorme sucesso de Oppenheimer, tanto comercial quanto criticamente, a batalha pelo próximo projeto de Nolan promete ser ainda mais intensa. No ano passado, a Variety informou que a Warner Bros. enviou a ele um cheque de royalties de sete dígitos, sem restrições.