Um dos temas que mais tenho falado e pensado sobre ultimamente é posicionamento. Vejo muita gente por aí falando disso, mas de uma maneira um pouco limitada. Isso pode atrapalhar você na hora de entender a importância do posicionamento na sua vida profissional.
Posicionamento é algo multidimensional, o que significa que não dá para ser definido utilizando somente um fator. Posicionamento é algo que parte de você, mas que precisa ser validado pelo outro para ser legitimado. Por exemplo, eu posso decidir que quero me posicionar como uma pessoa sábia, mas, para que isso seja concretizado, preciso ser percebida pelo mundo como alguém sábia. Ou seja, não basta dizer, preciso externalizar isso em vários sentidos.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
E aí o processo começa a ficar legal. Primeiro, por que eu decidi que quero me posicionar como uma pessoa sábia? Isso condiz com quem eu sou, com o que admiro e vai me ajudar estrategicamente a atingir meus grandes objetivos? Se a resposta for sim, vamos para a segunda fase. O sábio é aquele que busca conhecimento, tem responsabilidade com o que fala ou faz, prefere estudar e aprimorar sua inteligência do que ficar falando besteiras, e também é alguém que tem autoconfiança, porque constrói suas crenças baseadas em fatos.
O problema é que muita gente nem chega na segunda fase. Pensam que o posicionamento é algo que elas decidem, e que externalizam apenas com a imagem, ou seja – vão lá, fazem fotos profissionais utilizando o arquétipo do sábio, colocam óculos, fazem poses de pensadores e a partir disso acreditam que está feito – serão vistos como sábios.
Essas pessoas, porém, estão em todos os eventos filmando tudo no olhar de leigo. Toda hora mudam sua comunicação de acordo com o que está em alta no momento, não estudam ou não mostram o quanto estudam, não leem ou não mostram o quanto leem, não se posicionam frente a assuntos com argumentos factuais e com confiança.
Nesse caso, você acha que aquela foto bastou? Ou que, na verdade, confundiu as pessoas, já que a aparência não está condizente com as atitudes?
Leia mais:
- Como entrar no mundo bilionário da creator economy?
- Minha maior lição de empreendedorismo
- Copiar ou não copiar, eis a questão?
Um influenciador que quer se posicionar como verdadeiro, honesto, que se preocupa com sua audiência, e faz propaganda de algo que prejudica os outros (e só beneficia a si mesmo), é alguém que está, de fato, se posicionando de uma forma consistente?
A resposta é óbvia e você já sabe qual é. Um dos maiores pilares do posicionamento é uma palavra: COERÊNCIA. Sua imagem precisa ser coerente com suas atitudes, que precisam ser coerentes com suas crenças, e tudo isso precisa ser consistente no longo prazo. Se você não está disposto a abrir mão da recompensa imediata em busca da recompensa no longo prazo, esquece, não vai dar certo.
Nesses mais de 13 anos de internet, já vi tanta gente bombar e sumir, tanta gente passar anos construindo uma imagem e destruir tudo em questão de minutos. Isso acontece porque não listaram uma ordem de prioridade na hora de tomar uma decisão.
A ordem precisa ser a seguinte:
- posicionamento. Faz sentido para mim, para o posicionamento que estou construindo? É bom para todos? Se a resposta for não, não faça.
- resultado. O resultado disso tem mais chance de ser positivo ou negativo? Vai gerar retorno financeiro? Vai me ajudar a chegar mais perto dos objetivos que tenho de médio e longo prazo? Se a resposta for não, não faça.
- viabilidade. Para fazer isso, precisarei abrir mão do que? Toda escolha implica em uma renúncia. Veja se vale a pena fazer essa escolha, aceitando a renúncia que será necessária.
Quantas vezes você já ficou sem saber se deveria dizer sim ou não para uma oportunidade, ou se um projeto que parece ser legal, é realmente importante e deve ser levado adiante, ou se não passa de uma ideia legal que não faz sentido para você e para o seu plano?
Posicionamento é sobre quem você é, sobre aquilo em que você acredita e sobre como quer que os outros te vejam e te percebam.
Não dá para criar uma imagem fictícia e esperar que isso seja sustentável no longo prazo. Todas as máscaras caem, e, quando você entra em uma crise existencial porque não se identifica com o posicionamento público que estabeleceu para si mesmo na hora de produzir conteúdo ou de vender na internet, o negócio fica pior.
Posicionamento também é sobre direção. Saber quem você é e aquilo que traduz o que você acredita, é essencial, o primeiro passo. Porém, saber isso, mas não fazer ideia de PARA ONDE você está indo, vai te fazer ficar mais confuso e sem noção do que fazer agora. Qual é seu sonho grande? Onde você quer chegar? O que quer conquistar? Esse sonho grande é seu norte, o que te dará uma direção clara.
A partir do estabelecimento dessa etapa, aí sim faz sentido montar um planejamento de ações práticas para chegar no objetivo. Nesse planejamento, você define os projetos, ações com base no quanto eles fazem sentido para o sonho grande, e aí tudo fica mais fácil de decidir.
Eu descobri meu sonho grande quando estava no fundo do poço. Quando não sabia para onde ir, o que fazer, e me atolava de trabalho com a desculpa mental de que “eu estava fazendo o meu melhor”. Mas um pensamento mudou minha vida, e espero que mude a sua. Se você não está tendo os resultados positivos que espera (seja eles no âmbito profissional ou pessoal), então você não precisa FAZER MAIS do que já está fazendo, e sim FAZER DIFERENTE.
A falta de resultados não é um indicativo para aumentar o quanto você está fazendo, e sim que você deve analisar o panorama geral e mudar.
Espero que te ajude, e que, a partir de agora, o posicionamento seja uma libertação para você, um potencializador do seu negócio e dos seus resultados.
Te encontro semana que vem, beijo!
Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, escritora, mentora e influenciadora. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos. Foi reconhecida no ranking Forbes Under 30 em 2018 e é pós graduada em Filosofia. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte, do IMATIZE e autora do livro O Jovem Digital.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.