O empresário e economista Jorge Paulo Lemann, bilionário com fortuna avaliada pela Forbes em US$ 16,1 bilhões (R$ 81,4 bilhões), é uma das mentes à frente da 3G Capital, gestora dona de empresas como Ambev, Burger King e Americanas. Apesar dos últimos tropeços de sua gigante de varejo, o executivo afirma que teve mais sucessos do que “não sucessos” – como ele gosta de dizer – em sua carreira de mais de 60 anos.
Esse foi o tema da palestra dada pelo executivo na universidade de Harvard, Massachusetts, durante a Brazil Conference. Por lá, Lemann contou um pouco sobre sua trajetória de vida, seus tropeços e acertos e seus novos sonhos, que continuam a surgir.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Na infância, o empresário diz que foi uma criança muito livre e que com essa liberdade aprendeu a criar sua independência, característica que ele levou para os negócios. Foi também nessa época que começou a praticar surfe e tênis, esportes que ama até hoje e que o ensinaram a competir, a saber perder e a entender os seus oponentes, fatores essenciais para seu sucesso nos negócios.
Leia também:
Na adolescência, Lemann precisou desenvolver um método para aprender a priorizar as coisas realmente relevantes na faculdade, no trabalho e até em questões familiares. Ele conta que sempre procura os 5 tópicos realmente importantes sobre o assunto e que os prioriza como o objetivo daquela tarefa, deixando de lado o que não vai fazer diferença no fim do dia. “As pessoas em que eu me inspiro sempre tiveram uma noção óbvia de qual era a questão principal do assunto, tornando aquele processo muito simples”, afirma.
Esse foi um dos conselhos que o bilionário deu durante a palestra para os empreendedores que querem ter sucesso. Confira outras 5 dicas essenciais para quem está começando:
1. Sonhe alto
Para o executivo, sonhar alto é o primeiro passo para quem quer ser um empreendedor de sucesso.
“Quando eu era jovem, meu pensamento era muito curto. Eu só queria saber onde iria surfar amanhã. Mas, ao entrar na faculdade, eu percebi que existia um mundo muito maior do que eu imaginava e que, para alcançar o meu potencial, era preciso pensar grande e no longo prazo, sabendo que eu atingiria aquele objetivo algum dia”, diz Lemann.
2. Tome riscos
Lemann se mostrou avesso à teoria de que o estudo é tudo na vida das pessoas. Obviamente é necessário estudar e ele, que se formou em Harvard, sabe da importância disso. Porém, pessoas muito acadêmicas costumam ficar travadas na teoria e não levar os negócios para a prática.
“Quem estuda demais confia muito nos estudos e não desenvolve o lado do risco. Nos negócios é preciso saber tomar risco e desenvolver esse feeling”, afirma. “Não tomar risco também é um risco.”
3. Tenha um produto um pouco diferente dos outros
Para o executivo, o empreendedor não precisa buscar pelo produto ou serviço que tenha a maior inovação do mercado para ter sucesso. Ele acredita que é preciso fazer algo levemente diferente dos concorrentes para chegar lá.
“Se você fizer tudo exatamente como os outros estão fazendo, não terá sucesso. Então tente ser um pouco diferente, inove de alguma forma para conquistar o seu lugar no mercado”, afirma o executivo.
4. Tenha as melhores pessoas ao seu lado
Na visão de Lemann, saber selecionar as melhores pessoas para atuar ao seu lado é um talento importantíssimo a ser desenvolvido pelos empreendedores.
Ele conta que, no início de sua carreira, acreditava ser necessário se unir a pessoas semelhantes a ele na busca do sucesso. Então, ele se uniu a estudantes de faculdades renomadas dos Estados Unidos e abriu uma companhia. “Nós quebramos em três anos”, conta Lemann. “Foi ali que entendi que é preciso ter pessoas diferentes para construir um negócio saudável”.
5. Medir, medir e medir
Ele ressalta a importância de medir, medir e medir. Para o executivo, é necessário saber a todo tempo como o seu negócio está indo, se ele está progredindo ou não. E, mesmo quando você erra, é preciso começar de novo, medindo o que você deve fazer de diferente e como isso já trouxe novos resultados.
“Entenda quais são os objetivos, faça e mensure como você chega lá e está chegando lá”, complementa o executivo.