O Carrefour Brasil registrou vendas brutas de R$ 27,8 bilhões no primeiro trimestre, considerando as vendas de combustíveis, aumento de 2,5% ante mesmo período de 2023, informou a rede de varejo nesta terça-feira (24).
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Excluindo combustíveis, as vendas consolidadas do grupo totalizaram R$ 27 bilhões no trimestre encerrado em março, avanço também de 2,5%.
A companhia disse que as vendas no segmento de varejo, incluindo gasolina, recuaram 10,7% ano a ano, para R$ 6,9 bilhões, em movimento atribuído a uma redução de 24% na área de vendas, com conversões e fechamento de lojas de varejo nos últimos 12 meses.
Desconsiderando combustíveis, as vendas brutas no varejo somaram R$ 6,05 bilhões (-12,1% ano a ano).
Já a divisão de atacarejo, representada pela bandeira Atacadão, teve receita bruta de R$ 19,3 bilhões, 6,6% acima do registrado um ano antes, impulsionada pelo crescimento das vendas mesmas lojas e expansão do Atacadão, com mais 20 novas lojas nessa modalidade nos 12 meses anteriores.
Segundo o relatório do Carrefour Brasil, as vendas do grupo no trimestre refletiram uma melhora na dinâmica de volume, especialmente do B2B (para empresas), que teve recuperação no volume “diante de um ambiente inflacionário mais normal”.
No primeiro trimestre, a empresa abriu 5 novas lojas Atacadão — 4 lojas convertidas de hipermercados Carrefour e 1 loja convertida de supermercado Bompreço. O Carrefour Brasil prevê abrir de 10 a 12 novas lojas Atacadão este ano.
As vendas no comércio eletrônico, que incluem receita com frete, mas desconsideram comissões do marketplace, avançaram 52%, para R$ 2,4 bilhões no trimestre, com impulso de um forte crescimento nas vendas alimentares de estoque próprio.
O Carrefour Brasil acrescentou que o faturamento proveniente de canais digitais representou 5,9% das vendas do Atacadão no período, de 2,7% na mesma etapa do ano passado.