A chinesa State Grid tem a intenção de investir mais 200 bilhões de reais no setor elétrico brasileiro, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após se reunir com representantes da companhia.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O encontro, conforme nota do ministério nesta quarta-feira, foi para tratar das obras de linhas de transmissão orçadas em 18,1 bilhões de reais.
“Temos uma excelente relação com a China e agradecemos pelos investidores acreditarem no Brasil. Somos um país que respeita contratos e que possui estabilidade e segurança jurídica, tão importantes para o setor elétrico”, disse Silveira em nota.
Leia também:
- Powell repete que há tempo para Fed deliberar sobre cortes de juros
- Setor de serviços dos EUA expande moderadamente em março
- Setor de serviços do Brasil ganha força em março e atinge pico de 20 meses
A empresa apresentou a proposta vencedora do lote 1 do Leilão de Transmissão 2/2024, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro do ano passado.
A State Grid arrematou o maior lote e é a responsável pela construção do bipolo que percorrerá 1,5 mil quilômetros pelos Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás, em projeto com investimento é de 18,1 bilhões de reais.
O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, que participou da cerimônia de assinatura do contrato, afirmou que a State Grid tem intenção de aumentar investimentos no país.
Mas ele não especificou o volume dos investimentos.