O sucesso avassalador dos medicamentos para perda de peso surpreendeu os mercados no ano passado, impulsionando enormes ganhos nas ações de fabricantes de medicamentos como Novo Nordisk, que produz o Wegovy e o Ozempic. A maioria dos pacientes os toma em casa, em injeções semanais, usando dispositivos plásticos semelhantes a canetas conhecidos como autoinjetores, cheios com o medicamento líquido e equipados com uma agulha minúscula, tão larga quanto dois fios de cabelo humano.
À medida que a demanda por esses medicamentos aumenta, cresce também a necessidade desses dispositivos. Esse movimento agora gerou um novo bilionário: Roger Samuelsson, sueco de 60 anos, cofundador da SHL Medical, uma das maiores fabricantes de autoinjetores do mundo, sediada na Suíça.
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A Forbes estima que o empresário vale US$ 3 bilhões, em grande parte graças à sua participação de 69% na empresa que cofundou em 1989. Os 31% restantes são detidos pela empresa de private equity sueca EQT – que gerou sete bilionários ao longo dos anos – e pela Athos, o escritório da família dos bilionários irmãos Struengmann.
Samuelsson, avesso à imprensa, também gosta de carros rápidos (participou da série Ferrari Challenge de 2016) e é dono do megaiate Octopus, de 414 pés, que comprou em 2021.
Atuação
A SHL Medical fabrica injetores para medicamentos que tratam desde esclerose múltipla até asma e psoríase. 20 das 25 maiores empresas farmacêuticas do mundo – incluindo gigantes como Novo Nordisk, Amgen e Pfizer – usam os produtos da empresa, bem como uma série de pequenas startups de biotecnologia, segundo documentos revisados pela Forbes. 90% das receitas da empresa vêm dos autoinjetores, onde controla 25% do mercado global.
“São dispositivos de uso único que têm o medicamento dentro, você tira a tampa e se injeta”, diz Ulrich Fässler, CEO da SHL Medical, demonstrando um dos produtos da empresa – um injetor cilíndrico elegante chamado “Molly”, que se assemelha a um marcador de quadro branco – em uma chamada de vídeo de seu escritório em Zug, Suíça.
“Quando Roger começou no início dos anos 90, ele pensou que os autoinjetores de uso único poderiam transformar a administração de medicamentos. Levou 30 anos, mas aconteceu. Somos a empresa de crescimento mais rápido do setor.”
Trajetória
Nascido e criado na Suécia, Samuelsson estudou engenharia na cidade do sul de Linköping e era um ávido boxeador na juventude. Percebendo que todas as suas luvas de boxe eram fabricadas em Taiwan, ele decidiu visitar a ilha em 1983, quando tinha 20 anos. Ele visitou fábricas e começou a enviar luvas, ganchos de banheiro e equipamentos de reabilitação para idosos para a Suécia.
“Eu estava olhando para muitas coisas diferentes, desde conectores e cabos até basicamente qualquer coisa que fosse lucrativa,” disse Samuelsson à Dragon News em 2010. “Depois de ir lá várias vezes, eu amei a energia e empolgação do lugar e decidi passar mais tempo lá.”
Ele se mudou permanentemente para Taiwan em 1988 e começou a SHL Medical no ano seguinte, com seu sócio de negócios Martin Jelf. O primeiro grande sucesso deles veio em 1994, quando ganharam um contrato para fabricar injetores para a empresa farmacêutica Upjohn, sediada em Kalamazoo, Michigan (agora parte da Pfizer). Samuelsson comprou a participação de Jelf em 2004 e decidiu focar ainda mais nos autoinjetores, fechando um contrato com a Amgen em 2006 para fabricá-los para o Enbrel, um medicamento biológico que trata a artrite reumatoide.
“Nós tornamos a administração em casa realmente possível,” diz Fässler, que ingressou na empresa em 2010 e liderou as operações da empresa em Taiwan. “Esse foi o ponto de partida para essa indústria decolar.”
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A empresa também investiu pesado em tecnologia, apostando em máquinas para automatizar a produção há mais de duas décadas. A SHL Medical agora conta com robôs que constroem cada componente dos autoinjetores, os montam e depois os inspecionam para garantir sua qualidade – tudo personalizado para cada cliente individual.
Fässler assumiu como CEO em janeiro de 2018, com Samuelsson permanecendo como o maior acionista da empresa. No mesmo ano, a empresa concluiu uma nova fábrica em Taiwan e mudou sua sede para a Suíça. Dois anos depois, a EQT adquiriu uma participação de 31% de Samuelsson e dois investidores menores que saíram da transação, pagando mais de US$ 400 milhões de acordo com documentos em Luxemburgo.
Em 2022, os irmãos Struengmann – mais conhecidos por apoiarem a BioNTech, a empresa de biotecnologia que se associou à Pfizer para produzir uma das primeiras vacinas contra a Covid-19 – compraram parte da participação da EQT. A SHL Medical agora possui 6 mil funcionários distribuídos em instalações de produção, design e montagem na China, México, Suécia, Suíça, Taiwan e nos EUA, onde inaugurou um centro de design na Flórida em 2004.
Quando a EQT investiu na SHL Medical pela primeira vez em 2020, avaliou a empresa em US$ 2,1 bilhões. No final de 2022, esse valor saltou para US$ 3,4 bilhões – um retorno de 61% em apenas dois anos. “É líder de mercado em um nicho muito importante”, acrescenta Aschenbrenner.
Cenário
Esse nicho está prestes a crescer muito mais devido às vendas explosivas de Ozempic e Wegovy, parte de uma categoria chamada agonistas GLP-1, nomeados a partir do hormônio que eles visam. Fässler estima que até 2027, esses medicamentos representarão quase um terço da receita total da SHL Medical e quase 50% de seu volume de produção, em comparação com menos de um terço agora.
Grande parte do restante vem de produtos biológicos, uma classe de medicamentos complexos produzidos usando células vivas ou microrganismos, que ajudam a tratar condições como artrite reumatoide e doença de Crohn.
As receitas totais para sistemas de entrega de medicamentos – incluindo autoinjetores, canetas e inaladores – foram estimadas em US$ 2,1 bilhões no final de 2022 e espera-se que cresçam 10% ao ano, chegando a US$ 3,2 bilhões até 2027, segundo uma análise do grupo Stevanato, listado publicamente. Medicamentos como Ozempic impulsionarão ainda mais esse crescimento. Em 2023, 61% de todas as terapias recém-aprovadas pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA exigiram autoinjetores, em comparação com 46% em 2014.
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“Se você retirar a obesidade e o diabetes da equação, o restante do mercado crescerá entre 10% e 15%”, diz Aschenbrenner. “Se você incluir a obesidade na equação, é um mercado incrivelmente bom. Se você incluir vacinas, é um mercado incrível.”
Apesar da concorrência, há negócios mais do que suficientes para a SHL Medical. “Não é uma preocupação”, diz Aschenbrenner, apontando para a aquisição da Catalent. “Temos uma parceria muito boa com a Novo e é muito importante que a cadeia de suprimentos funcione.”
Fässler e Aschenbrenner vislumbram um futuro próximo onde muitos mais medicamentos – de vacinas a terapias contra o câncer – poderiam ser tomados em casa. “Estamos trabalhando em uma solução até o final desta década para ter um tratamento oncológico”, diz Fässler. Aschenbrenner acrescenta: “Imagine um mundo onde você pode fornecer vacinas em um dispositivo de entrega que não precisa de um médico.”