O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo. A aproximação do segundo domingo de maio faz os consumidores aumentarem as pesquisas sobre presentes. Uma pesquisa da consultoria Timelens, ligada ao ecossistema FutureBrand, apurou que os assuntos mais buscados pelos consumidores são perfumaria e vestuário. O maior crescimento nas buscas ocorreu nesse segmento.
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O levantamento destacou uma alta de 13% em marcas como a Shein. Em seguida veio a Zara, com alta de 8%. Neste ano, a Renner e a marca Carolina Herrera aumentaram em 6% nas pesquisas dos consumidores. No segmento de perfumaria, as buscas de Natura subiram 5%, acompanhada por Avon com 4% e Hinode com 3%.
O estudo revelou que o Mercado Livre se destaca como um canal relevante para os internautas. De acordo com a Timelens, as expressões “Presente Dia das Mães Mercado Livre” e “Lembrancinha Dia das Mães Mercado Livre” foram 170% e 110% mais buscadas, respectivamente. Segundo André Matias, CEO da Timelens, isto é uma oportunidade para marcas que atuam com categorias menos associadas ao Dia das Mães procurarem atender a esse desejo.
Em relação às redes sociais, 35% dos usuários demonstram interesse em presentear. No entanto, 20% dos internautas relatam os desafios pessoais relacionados à data, outros 15% dos comentários tratam sobre a saudade e luto associados ao termo: “dia das mães”.
A pesquisa identificou que entre janeiro e abril, no TikTok Trends, a #diadasmães desapontou em 4º lugar em alta no Brasil. Outras tags relacionadas são: #mae #maes e #presente. Entre os vídeos associados estão conteúdos sobre opções de presente, como o que comprar ou fazer.