A 9ª edição do Shark Tank Brasil, programa de empreendedorismo do Sony Channel, estreia no segundo semestre deste ano e contará com uma nova integrante no time de investidores, a empresária Alexandra Casoni. A investidora ocupará a quinta cadeira como convidada, ao lado de Carol Paiffer (Atom), José Carlos Semenzato ( SMZTO), Monique Evelle (Inventivos) e Sergio Zimerman (Petz). João Appolinário, o fundador da Polishop que fazia parte do elenco fixo do programa, não estará presente nesta edição.
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Alexandra Casoni é sócia da Flormel, empresa brasileira de alimentos saudáveis, e da Mentoring League Society (MLS), importante liga de mentores do Brasil. Além disso, Casoni tem como foco o Club A, movimento de educação empresarial e exclusivo para mulheres empreendedoras. Em dois meses de operação, o Club A gerou R$ 250 milhões em negócios. Ainda, sua mentoria conta com 25 participantes no Brasil e ao redor do mundo, a expectativa é de que até o fim de 2024 o número chegue a 85.
Hoje, o foco da investidora é a educação empresarial. “Antes meu foco era a vida saudável, agora, tenho um posicionamento mais estratégico, abrangente e direcionado a educação empresarial, além de buscar maneiras de como transformar pessoas e negócios através da mentoria.”, afirma Casoni.
O conglomerado de experiências adquiridas ao longo dos anos pela empresária em diversos projetos deve ser crucial para os novos investimentos que a empresária fará no Shark Tank. Pensando nisso, para ela, os empreendedores precisam ter um alto nível de clareza ao apresentar suas empresas no programa para ter chance de receber o investimento.
“Agora, minha visão de maturidade é analisar a segurança da narrativa de cada empreendedor, já que se não tiver a intenção clara, não irei colocar energia e atenção para que esse negócio aconteça. O ponto principal aqui é um equilíbrio entre o que faz sentido para mim e para o empreendedor.”, explica Casoni.
De acordo com a empresária, outro ponto importante é a vontade de investir um negócio em que ela consiga participar ativamente. “Quero colocar minha energia e guiar esses empreendedores. Não quero algo que já esteja maduro ou que só precise de um aporte. Quando eu falo de educação empresarial, quero dizer que é uma oportunidade para fazer nessa marca uma grande transformação, assim como eu fiz com a Flormel.”, afirma.
As gravações de um dos maiores programas de empreendedorismo, baseado no reality show “Dragons ‘Den”, criado pela Nippon TV no Japão, começaram nesta primeira semana de junho. Ao longo das oito edições do programa, a Sony Pictures Television recebeu 15.900 inscrições de empreendedores espalhados pelo Brasil e 450 pitches já foram apresentados aos sharks.