Bom dia. Estamos na quarta-feira, 26 de junho.
Cenários
Após a Ata dura da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada na terça-feira (25), as atenções dos investidores voltam-se hoje para a prévia da inflação de junho. Nesta manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o IPCA-15 do mês.
A Ata sublinhou a preocupação do Banco Central (BC) com as condições estruturais de elevação da inflação, assim como o aperto do hiato do produto e a elevação do juro neutro (nem contracionista nem expansionista) da economia, que pode ter avançado de 4,50% para 4,75%. Tudo isso indica, aos olhos do BC, uma preocupação com os preços.
Perspectivas
Segundo Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, a expectativa é que “o índice varie 0,51% ante a perspectiva mediana do mercado de 0,45%. Em doze meses é esperada uma retomada da alta, que deverá passar de 3,7% para 4,1%”, escreveu ele em seu comentário matinal.
A confirmação desse número, ou um resultado acima disso, deverá disparar revisões das expectativas para os juros até o fim do ano.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
IPCA-15 (Jun)
Esperado: 0,45%
Anterior: 0,44%
IPCA-15 (12m)
Esperado: 4,12%
Anterior: 3,70%
- Estados Unidos
Venda de casas novas (Mai)
Esperado: 636 mil
Anterior: 634 mil