A edição mais recente do Relatório Focus, divulgada na manhã desta segunda-feira (3) pelo Banco Central (BC), mostra mais uma piora nas expectativas dos agentes do mercado. Segundo o Relatório, a taxa Selic esperada para dezembro deste ano subiu para 10,25%, ante os 10% da edição anterior. Há quatro semanas, a projeção era de 9,63%.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O Relatório também mostra uma piora nas projeções para 2025. Agora, a Selic esperada subiu para 9,18%, ante os 9,00% da edição anterior. A estimativa de 9,00 por cento valeu por cinco semanas consecutivas.
Leia mais:
- Pré-mercado: junho começa com expectativas das reuniões do Copom e do FED
- Inflação dos EUA sobe em linha com expectativas em abril
A razão para essa piora nas expectativas está no próprio Focus: a alta na projeção da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A projeção para o IPCA neste ano é de 3,88%, levemente acima dos 3,86% da edição anterior e bem acima dos 3,72% esperados quatro semanas atrás.
Apesar de ainda dentro do limite de tolerância, a inflação esperada pelos investidores está cada vez mais longe dos 3,0% estabelecidos como meta. A tolerância é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, permitindo uma variação entre 1,50% e 4,50%.
Apesar de ainda dentro da meta, a tendência expressa no Focus é de uma gradativa piora nos indicadores de inflação. Os comunicados do Banco Central após as reuniões do Copom mostram uma preocupação crescente da autoridade monetária com relação à desancoragem das expectativas, comprovada pela edição mais recente do Focus.