Xu Gaoming, que iniciou sua carreira como escriturário em um departamento de pescas na década de 1980, é o mais novo bilionário da China após a bem-sucedida abertura de capital de sua empresa de joias Laopu Gold em Hong Kong na semana passada.
O empresário, de 59 anos, acumulou uma fortuna de US$ 1 bilhão. Seu patrimônio líquido é baseado em sua participação na Laopu Gold, conhecida na China como a “Hermès das Joias de Ouro” devido aos designs elaborados de seus brincos, colares e pulseiras, e seus altos preços. Suas joias apresentam artesanato único, padrões imperiais e elementos culturais chineses como cabaças, ou hu lu, um símbolo de boa sorte e proteção na cultura local. Um de seus braceletes é vendido por até US$ 6.145.
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As ações subiram até 97,5% desde que a empresa arrecadou US$ 100 milhões, vendendo 19,5 milhões de ações a US$ 5,19 cada. A empresa, sediada em Pequim, planeja usar os fundos arrecadados para aumentar o reconhecimento da marca e expandir internacionalmente.
Com o aumento dos preços do ouro, alguns clientes ricos consideram os produtos da Laopu Gold como investimentos. A empresa viu as vendas mais que dobrarem para US$ 437 milhões em 2023 em comparação com 2022, de acordo com seu prospecto. O lucro aumentou quase cinco vezes, chegando a US$ 57,2 milhões. Os produtos são oferecidos no e-commerce da Alibaba e JD.com, mas a maioria das vendas ocorre em 33 lojas físicas em 14 cidades chinesas.
“Laopu Gold se posiciona como uma marca de nicho no mercado de joias de ouro,” diz Blair Zhang, analista sênior de luxo e moda da empresa de pesquisa Mintel. “A empresa dá muita importância à manutenção de sua imagem de alto padrão. Ela foca em um artesanato bastante complicado para construir uma estratégia de diferenciação.”
Trajetória do novo bilionário
Nascido em 1964 na província de Hunan, Xu Gaoming conseguiu um emprego no departamento de pescas na cidade de Yueyang, sudeste da China, quando tinha cerca de 20 anos. Ele fez um curso por correspondência na Universidade Agrícola de Huazhong e obteve um diploma em 1988.
Xu trabalhou para o governo da cidade por mais de dez anos. Em 1995, ele lançou uma startup para vender souvenirs turísticos e outros produtos relacionados à cultura. Em 2016, ele fundou a Laopu Gold, focando no que a empresa descreve como “joias de ouro patrimoniais” em seu prospecto.
A empresa já havia tentado listar suas ações China, mas duas tentativas em 2021 e 2022 não deram certo depois que as autoridades locais questionaram por que suas margens de lucro eram muito mais altas que a média do setor e sobre algumas transações potencialmente problemáticas com partes relacionadas.
A Laopu Gold afirmou em seu prospecto que resolveu essas questões. A empresa também atraiu investidores proeminentes, incluindo o gigante da web chinês Tencent e a China Southern Asset Management para sua listagem em Hong Kong.
No entanto, a empresa enfrenta uma competição acirrada. A Chow Tai Fook, a marca de joias administrada pelo bilionário de Hong Kong Henry Cheng, é líder de mercado. A empresa cobre todos os segmentos de produtos e está tentando conquistar mais consumidores jovens com designs modernos.
Zhang Yi, fundador da consultoria iiMedia Research, diz que outros problemas que a Laopu Gold enfrenta incluem o aumento dos custos de materiais e aluguéis, que podem reduzir os lucros. Além disso, como os preços do ouro não podem subir para sempre, os consumidores podem parar de considerar joias uma boa opção de investimento no futuro.
Quando esse dia chegar, Zhang diz que a empresa terá que confiar em seus designs únicos para manter o interesse. Ele comparou os produtos da Laopu Gold a antiguidades, destacando que são os elementos culturais que têm sustentado seus preços ao longo dos anos.
“Em termos de herança cultural, acho que a Laopu Gold já construiu suas habilidades nesse aspecto,” diz Zhang. “Até agora, a empresa realmente desenvolveu uma estratégia de diferenciação bastante bem-sucedida.”