Evan Smith, CEO da plataforma de logística de Inteligência Artificial (IA), chama a cadeia de suprimentos corporativa de uma das “indústrias mais sujas do planeta” — repleta de fornecedores duvidosos, cronogramas problemáticos por desastres naturais e preocupações éticas sobre trabalho forçado. Com sua startup Altana, ele quer limpá-la.
A plataforma de software ajuda as empresas a gerenciar suas cadeias de suprimentos, com um mapa geográfico e painel que exibe dados sobre fornecedores (e fornecedores de fornecedores), rotas de remessa, potenciais interrupções, fábricas e requisitos de conformidade. A ideia é trazer mais visibilidade à cadeia de suprimentos em um mundo globalizado onde muitas de suas partes são terceirizadas.
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Na semana passada, a empresa anunciou uma rodada de financiamento da Série C de US$ 200 milhões (R$ 1,130 bilhão, na cotação atual), elevando a Altana ao status de unicórnio com uma avaliação de US$ 1 bilhão (R$ 5,65 bilhões), A empresa conversou com exclusividade com a Forbes.
A rodada é liderada pelo US Innovative Technology Fund, a empresa de capital de risco focada em defesa estabelecida por Thomas Tull, fundador do estúdio de Hollywood Legendary Entertainment. Outros recém-chegados incluem March Capital e Salesforce Ventures, enquanto as empresas que retornam incluem GV (anteriormente Google Ventures) e Activate Capital.
O mapa da cadeia de suprimentos da Altana é construído em dados públicos — informações de mapas, da web, corretores de dados — e dados não públicos que os clientes conectam ao sistema. Os dados proprietários permanecem proprietários, mas os insights que a IA da Altana deriva deles são compartilhados para criar o que Smith descreve como “uma visão de rede viva e pulsante da cadeia de suprimentos”. Ele chama isso de “aprendizado federado”, um método semelhante ao que o Google e a Apple fazem para preservar a privacidade do usuário, enquanto ainda usam os dados para melhorar seus produtos.
“Não há um Google Maps para a cadeia de suprimentos”, explicou Smith. “É preciso haver um quadro operacional comum, um mapa compartilhado” para que as empresas entendam seus negócios e as tendências econômicas e geopolíticas que os moldam, argumenta Smith.
A Altana construiu capacidades de IA generativas em sua plataforma, permitindo que os usuários façam perguntas sobre a cadeia de suprimentos em inglês simples. Por exemplo: “Há alguma parte crítica na minha rede que seja de fonte única?” A plataforma também usa IA para prever riscos e vulnerabilidades na cadeia de suprimentos. Smith descreveu uma empresa de dispositivos médicos que decidiu comprar um fornecedor porque percebeu, por meio da Altana, o quão dependente ela era dos serviços da empresa.
A última rodada de financiamento da Altana acontece em meio a um frenesi de investimentos em IA e empresas adjacentes à IA. Enquanto isso, os problemas da cadeia de suprimentos ficaram mais difíceis: a geopolítica de chips e outros recursos se tornou cada vez mais tensa à medida que os Estados Unidos e a China disputam o poder. As mudanças climáticas estão impulsionando regulamentações de logística destinadas a reduzir as emissões. Os governos estão aplicando regulamentações e padrões mais rigorosos à fabricação, com alguns proibindo materiais de regiões conhecidas por trabalho forçado.
“Há mais regras de conformidade no futuro, não menos”, disse Karim Faris, sócio da GV, maior acionista da Altana, à Forbes. “O comércio [global] será mais complexo.” Faris disse que foi convencido a liderar a rodada da Série A da GV em 2021 após ler sobre o bloqueio de seis dias do Canal de Suez por um navio porta-contêineres, o que inspirou uma mina de ouro de memes. Ele se lembra de tentar comprar uma máquina de café expresso na época, mas não conseguiu por causa das interrupções na cadeia de suprimentos causadas pelo incidente.
Os clientes da Altana incluem a gigante de transporte Maersk, a varejista LL Bean e agências dos EUA, incluindo o Departamento de Defesa, a Alfândega e a Patrulha de Fronteira. Questionado se a plataforma é usada para rastrear ou impor imigração ilegal, Smith diz que não, acrescentando que o sistema rastreia apenas o movimento de itens, não de pessoas. Ele disse que rastrear pessoas é uma linha dura que a empresa não cruzaria.
Smith, que cresceu em uma pequena cidade pesqueira no Alasca antes de estudar economia em Yale, foi cofundador da Altana, sediada em Nova York, em 2019, com o diretor científico Peter Swartz e o diretor de operações Raphael Tehranian. Smith afirma que tem lutado com os problemas que a Altana está enfrentando desde que era adolescente. Ele diz que escreveu sua tese de conclusão do ensino médio em 2003 sobre o “colapso pendente da globalização”, aos 17 anos. “Esse tipo de coisa está na minha mente há muito tempo”, disse ele. “Eu era meio estranho.”