A Suzano acertou a compra de duas fábricas da Pactiv Evergreen nos Estados Unidos por US$ 110 milhões, informaram ambas as empresas nesta sexta-feira, ampliando a presença da produtora brasileira de papel e celulose na América do Norte.
O acordo envolve as fábricas de papelcartão revestido e não revestido da Pactiv localizadas em Pine Bluff, no Arkansas, e Waynesville, na Carolina do Norte, que carregam o mesmo nome das cidades, com capacidade total integrada de cerca de 420 mil toneladas por ano, segundo fato relevante da Suzano.
Leia também
A aquisição também marca a entrada da Suzano no mercado de embalagens para consumo e “food service” na região, disse a companhia em comunicado separado.
A Pine Bluff produz papelcartão para embalagens de líquidos e copos de papel. Já a Waynesville fornece capacidade adicional de extrusão para o papelcartão produzido na Pine Bluff, de acordo com comunicado separado da Pactiv.
A Pactiv também disse que firmou um contrato de longo prazo com a Suzano para que a produtora de papel e celulose brasileira use as unidades para continuar fornecendo papelcartão para embalagens de líquidos às suas unidades de conversão.
Segundo o site da companhia norte-americana, até 2020 a Pactiv e a Evergreen Packaging faziam parte da holding Reynolds Group, de propriedade do Rank Group. Ambas se uniram como parte de sua estreia na Nasdaq sob o nome Pactiv Evergreen.
De acordo com o vice-presidente-executivo de Papel e Embalagens da Suzano, Fabio Almeida, a aquisição das plantas está em linha com a estratégia da companhia.
“Estamos ingressando no mercado da América do Norte como um produtor competitivo de papelcartão, com ativos em localização geográfica privilegiada do ponto de vista operacional e logístico, que abre inclusive novas oportunidades para crescimento”, disse o executivo em comunicado à imprensa.
As empresas preveem que a conclusão da operação ocorrerá até o fim do ano, após superadas determinadas condições precedentes, incluindo aprovação regulatória.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O anúncio vem semanas após a Suzano encerrar as conversas para uma potencial aquisição da International Paper, citando ausência de engajamento por parte da IP.