O McDonald’s divulgou nesta segunda-feira (29) queda surpreendente nas vendas globais do trimestre. O desempenho foi afetado pela queda no gasto dos consumidores, em meio a fatores que incluem inflação, renda menor e tensões geopolíticas.
As ações da empresa, que acumulam queda de 15% este ano, recuavam 1,5% nas negociações do pré-mercado em Nova York.
Leia também
As vendas globais caíram 1% no segundo trimestre, a primeira queda em 13 trimestres, em comparação com a estimativa média dos analistas de um aumento de 0,53%, de acordo com dados da Lseg.
A inflação persistente fez com que várias redes de fast food lançassem ofertas com preços entre US$ 3 e US$ 5 (entre cerca de R$ 15 e R$ 30, na cotação atual), na tentativa de reconquistar consumidores focados em valor.
A guerra no setor se intensificou quando os rivais Burger King, Wendy’s e Starbucks embarcaram na estratégia nos últimos meses.
O McDonald’s estava pronto para estender a oferta de lanche a US$ 5 até agosto na maioria das lojas dos EUA, após lançamento em 25 de junho.
O presidente-executivo do McDonald’s , Chris Kempczinski, disse que os consumidores estão mais conscientes sobre seus gastos.
As vendas comparáveis nos EUA caíram 0,7% no trimestre encerrado em 30 de junho, em comparação com um salto de 10,3% há um ano. As vendas nos mercados internacionais caíram 1,1%, impulsionadas pela fraqueza na França, em comparação com as estimativas de um crescimento de 1,69%. O segmento havia registrado um crescimento de 11,9% há um ano.
Uma recuperação mais lenta do que o esperado na China e o conflito do Oriente Médio afetou o desempenho do segmento de negócios do McDonald’s em que as lojas são operadas por parceiros locais, já que as vendas caíram 1,3% em comparação com um salto de 14% no ano anterior.
Empresas como o McDonald’s e a Starbucks sofreram com os boicotes dos consumidores ligados à guerra de Israel contra Gaza, o que afetou as vendas nos mercados do Oriente Médio.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O lucro do McDonald’s no trimestre foi de 2,97 dólares por ação em uma base ajustada, abaixo dos 3,17 dólares apurados no mesmo período do ano passado.