As ações da PDD Holdings continuaram em queda nesta terça-feira (27). Um dia após caírem mais de 30%, na esteira de um resultado trimestral abaixo do esperado e os comentários pessimistas de executivos sobre a concorrência doméstica. Os papéis da controladora da varejista chinesa do e-commerce Temu recuaram mais de 28% hoje em Nova York.
A queda das ações da empresa, que foi listada nos Estados Unidos em 2018, eliminou quase US$ 55 bilhões (R$ 302 bilhões) em valor de mercado da companhia. nos últimos dias Além da Temu, a PDD opera a marca de varejo de descontos Pinduoduo na China.
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“Estamos vendo muitos novos desafios pela frente, desde a mudança na demanda dos consumidores, a intensificação da concorrência e as incertezas no ambiente global”, disse na véspera o copresidente executivo, Chen Lei, a analistas após os resultados. “Entraremos em uma nova fase de desenvolvimento de alta qualidade que exige maiores investimentos e, como resultado, nossa lucratividade será afetada”, acrescentou.
Embora os preços baixos da Pinduoduo e os grandes descontos tenham atraído compradores preocupados com o custo, rivais como Alibaba e JD.com também passaram a oferecer grandes promoções em suas próprias plataformas. Como resultado, houve um aumento da pressão competitiva sobre a PDD. Foi essa perspectiva global da empresa que fizeram com que as ações caíssem.
“Olhando para o futuro, o crescimento da receita inevitavelmente enfrentará pressão devido à intensificação da concorrência e aos desafios externos”, disse o vice-presidente de finanças da PDD, Jun Liu.
Os analistas da Huatai Securities disseram que os comentários dos executivos da PDD sobre a concorrência apontam diretamente para o fato do Alibaba ter ganhado impulso nos últimos trimestres com sua estratégia de preços baixos.
O analista do UBS Kenneth Fong disse que embora a Pinduoduo esteja apresentando um bom desempenho, com bom crescimento e lucratividade, apesar do ambiente de comércio eletrônico doméstico altamente competitivo, o tom da administração soou confuso para os investidores.
“Os investidores não têm certeza se a Pinduoduo vê o que nós não vemos ou se é excessivamente conservadora em um ambiente macro incerto”, disse Fong, acrescentando que a margem da plataforma internacional Temu estava parecendo mais positiva e provavelmente atingirá o ponto de equilíbrio no quarto trimestre.
Vinci Zhang, analista da M Science, concordou que as perspectivas da administração da PDD pareceram “muito pessimistas”.
“Sabemos que há uma desaceleração nos gastos dos consumidores, mas havia a esperança de que talvez a PDD, por ter uma plataforma de produtos econômicos com ofertas mais baratas, pudesse capturar essa desaceleração, mas acontece que eles também estão perdendo”, disse Zhang.
O co presidente-executivo Chen disse que os consumidores estão cada vez mais optando por gastar em experiências em vez de bens materiais e que há uma “ênfase crescente no consumo racional”.
O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba não cumpriu as estimativas de mercado para a receita no início deste mês, prejudicado por vendas domésticas mais fracas, enquanto a receita trimestral da JD.com cresceu apenas 1,2%.
As ações de ambas as empresas listadas nos EUA também caíram após a divulgação dos resultados da PDD.
A PDD teve receita de US$ 13,64 (R$ 71,5 bilhões ) no segundo trimestre, em comparação com a estimativa média dos analistas de US$ 14 bilhões (R$ 77 bilhões) , de acordo com dados da Lseg.
As despesas operacionais aumentaram 48% nos três meses encerrados em 30 de junho, já que a empresa investiu em marketing, publicidade e promoções para atrair compradores.
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Os custos gerais e administrativos mais do que triplicaram no trimestre, chegando a US$ 260 milhões (R$ 1,4 bilhão), devido às despesas relacionadas à equipe.