A ex-CEO do YouTube e executiva de longa data do Google, Susan Wojcicki, morreu na sexta-feira (9) aos 56 anos. Ela é vítima de uma batalha de dois anos contra o câncer de pulmão.
“É com profunda tristeza que compartilho a notícia do falecimento de Susan Wojcicki. Minha amada esposa por 26 anos e mãe de nossos cinco filhos. Ela nos deixou hoje após dois anos vivendo com câncer de pulmão de células não pequenas”, escreveu Dennis Troper, marido de Wojcicki, no Facebook.
Leia também
“Nos últimos dois anos, mesmo enfrentando grandes dificuldades pessoais, Susan dedicou-se a tornar o mundo melhor por meio de sua filantropia, incluindo o apoio à pesquisa sobre a doença que acabou tirando sua vida”, disse Sundar Pichai, presidente-executivo do Google, em uma publicação em blog. O filho de Susan, Marco Troper, de 19 anos, faleceu em fevereiro.
Uma das mulheres mais proeminentes do setor de tecnologia e pioneira do Vale do Silício, Wojcicki ingressou no Google em 1999. Ela foi uma das primeiras funcionárias do líder de buscas na internet, anos antes de a empresa adquirir o YouTube.
O Google comprou o YouTube em 2006 por US$ 1,65 bilhão (R$ 9,1 bilhão). Wojcicki tornou-se CEO do YouTube em 2014 e afastou-se da plataforma de compartilhamento de vídeos no início de 2023. Em uma declaração, ela dizia que estava começando “um novo capítulo focado na minha família, saúde e projetos pessoais pelos quais sou apaixonada”.
Antes de se tornar CEO do YouTube, Wojcicki foi vice-presidente sênior de produtos publicitários do Google.