A gigante norte-americana de doces Mars está comprando a Kellanova, fabricante de Cheez-It, em um negócio de quase US$ 36 bilhões (R$ 198 bilhões na cotação atual). Com a compra, a Mars passa a reunir marcas de alimentos de consumo que vão desde M&M’s e Snickers a Pringles e Pop-Tarts.
A Mars disse nesta quarta-feira (14) que pagará US$ 83,50 (R$ 459,25) por ação pela Kellanova. O valor representa um prêmio de 33% em relação ao preço de fechamento em 2 de agosto. A data refere-se ao período anterior à Reuters informar pela primeira vez que a Mars estava estudando um acordo de compra da fabricante de Pringles.
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O setor de alimentos embalados dos Estados Unidos está passando por negociações robustas. Isso porque as empresas buscam escala para enfrentar o impacto da mudança dos consumidores para marcas próprias mais baratas devido ao aumento dos preços.
Os investidores também estão preocupados com a queda nas vendas decorrente da maior adoção de medicamentos para perda de peso, como o Ozempic e o Wegovy, que podem reduzir o apetite e levar a uma sensação de saciedade.
A Mars disse que planeja reforçar sua divisão de lanches, investir localmente e introduzir opções mais saudáveis por meio do acordo, já que a categoria é “atraente e durável”.
A empresa tem uma participação de 4,54% no mercado de lanches dos EUA. Já a Kellanova detém cerca de 3,9%, de acordo com dados da GlobalData. Ambas estão bem atrás da líder de mercado PepsiCo.
Sem obstáculos
A aquisição, que supera a compra da Wrigley pela Mars por US$ 23 bilhões (R$ 126,5 bilhões) em 2008, também não deve enfrentar muitos obstáculos regulatórios devido à sobreposição limitada das ofertas das duas empresas, segundo especialistas jurídicos disseram à Reuters.
Após a conclusão do negócio no primeiro semestre de 2025, a Kellanova se tornará parte da Mars Snacking. A nova empresa será liderada pelo presidente global Andrew Clarke. A sede será em Chicago.
Em reação, as ações da Kellanova subiram cerca de 7,4%, para US$ 80 no início das negociações desta quarta. Com base no patrimônio líquido, a empresa está avaliada em US$ 28,58 bilhões (R$ 157,2 bilhões), de acordo com um cálculo da Reuters.
A Kellanova, que se separou da WK Kellogg em outubro do ano passado, tem suas raízes em um negócio de lanches salgados e vende cereais fora da América do Norte. A WK Kellogg ficou com o negócio norte-americano de cereais da Kellogg, a empresa-mãe original.
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“Agora está claro por que a Kellanova fez a cisão de seu negócio doméstico de cereais, de crescimento lento, no ano passado. É possível que mais empresas de alimentos embalados desfaçam ou cindam segmentos de crescimento mais lento de seus portfólios para atrair novos compradores”, disse Arun Sundaram, da CFRA Research.