Bom dia. Estamos na quinta-feira, 29 de agosto.
Cenários
A aproximação do fim do mês traz a divulgação da inflação de agosto medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-m). A mediana das expectativas indica uma desaceleração da inflação para 0,45%, ante os 0,61% registrados pela FGV em julho.
Leia também
Apesar de o IGP-m não ser um índice usado pelo Banco Central (BC) para balizar as metas de inflação, sua variação é importante pois sinaliza uma trajetória para a inflação no futuro. A maior parte da carteira do índice, 60%, é de preços de atacado, que podem indicar uma tendência para a inflação no varejo.
Para além da inflação, a quinta-feira terá também a divulgação da segunda prévia da variação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre. A mediana das expectativas é de um crescimento de 2,8%, acima do 1,4% registrado no trimestre anterior.
Perspectivas
Inflação em desaceleração no Brasil e crescimento econômico robusto nos Estados Unidos são movimentos econômicos conflitantes. Por aqui, preços subindo menos podem indicar probabilidades maiores de queda dos juros. No entanto, se o crescimento da economia americana for superior ao previsto, isso diminuiu a chance de uma baixa dos juros nos EUA, o que manterá o dólar pressionado em relação às moedas de países emergentes, Brasil inclusive.
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
Brasil
IGP-m (Ago)
Observado: 0,29%
Esperado: 0,45%
Anterior: 0,61%
Estados Unidos
PIB 2º trimestre
Esperado: 2,8%
Anterior: 1,4%
Pedidos iniciais de seguro desemprego
Esperado: 232 mil
Anterior: 232 mil
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram